ONU revela que 40% das reservas de água potável podem ser reduzidas em 15 anos

Indústria e agricultura devem aumentar em quatro vezes gasto d'água até 2050; medidas de redução de consumo e de uso consciente são urgentes


Redação TV Cultura Jornalismo

20/03/15 10:13 - Atualizado em 20/03/15 10:58

Os habitantes da cidade chinesa de Lanzhu correram para comprar água engarrafada depois da detecção de elevados níveis de benzeno na água que sai das torneirasA Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou nesta sexta-feira (20) um relatório preocupante sobre as reservas de água potável no mundo. O Brasil é um dos países mais afetados.

O relatório das Nações Unidas mostra que 40% das reservas de água potável do mundo devem sofrer uma redução drástica no volume nos próximos 15 anos. Para os autores do estudo, a má gestão dos recursos hídricos é a principal causa.

O documento afirma, ainda, que quase 750 milhões de habitantes do planeta não têm acesso a água potável.Os pesquisadores alertam que medidas de redução de consumo e de uso consciente são urgentes.

No ritmo atual, indústria e agricultura devem aumentar em quatro vezes o gasto de água até 2050, o que deve levar ao esgotamento total de recursos hídricos em algumas regiões do globo.

relacionadas