Dia da Sobrecarga da Terra chega mais cedo

Dados mostram que consumo do brasileiro corresponde a 50% a mais da capacidade da Terra


Redação TV Cultura Jornalismo

19/08/14 14:16 - Atualizado em 19/08/14 14:40

Dia da sobrecarga

Esta terça-feira (19) é considerada o dia da Sobrecarga da Terra. O cálculo para definir a data é feito anualmente pela Global Footprint Network (GFN), uma organização internacional pela sustentabilidade, parceira global da Rede World Wide Fund (WWF). Desde 2000, por causa da exaustão dos recursos, a data ocorre cada vez mais cedo: de 1º de outubro, em 2000, passou para 19 de agosto neste ano.

Os custos para a população mundial ultrapassar os limites do planeta se tornam mais evidentes ano após ano. Desmatamento, escassez de água doce, erosão do solo, perda de biodiversidade e o aumento de CO2 na atmosfera fazem crescer ainda mais a dívida ecológica e trazem prejuízos humanos e econômicos.

Atualmente, 85% da população mundial vive em países que demandam mais recursos da natureza do que seus ecossistemas conseguem renovar. De acordo com os cálculos da GFN, seria necessário um planeta e meio para produzir os recursos ecológicos necessários para suportar a atual pegada ecológica mundial, metodologia que avalia a demanda com a capacidade regenerativa do planeta. Projeções sobre a população, o uso de energia e a produção de alimentos sugerem que a humanidade vai precisar usufruir da biocapacidade de três planetas bem antes da metade do século. 

No caso do Brasil, o consumo médio de recursos ecológicos equivale a 1,6 planeta - bem próximo à média mundial. Mesmo assim, a população está consumindo acima de 50% da capacidade anual do planeta.

 

 

relacionadas