Curta apresenta história do Rio Pinheiros

Filme de apenas 13 minutos faz análises da crise hídrica


Redação TV Cultura Jornalismo

30/03/15 10:14 - Atualizado em 30/03/15 10:27

Filme Rio PinheirosA ONG Águas Claras do Rio Pinheiros produziu um curta-metragem que, além de contar a história do rio, faz uma análise dos problemas da crise hídrica que o país tem passado e cometa sobre as expectativas futuras em relação ao poder político para a recuperação da água.

Outros temas abordado pelo curta "Rio Pinheiros – Sua História e Perspectivas" são as questões urbanísticas, drenagem e ocupação do solo que determinam a configuração e má qualidade das águas desse rio. “Queremos mostrar que o que acontece no Rio Pinheiros não dá para ser resolvido de uma maneira milagrosa, menos ainda se ficarmos apenas apontando o dedo para tentar achar culpados”, diz Stela Goldenstein, diretora-executiva da Águas Claras de Pinheiros ao site Ciclo Vivo.

No filme ainda é possível ver a história da ratificação e da mudança de curso do Rio, que foi feita a fim de atender a demanda de energia no processo de industrialização da região metropolitana.

O Pinheiros foi transformado em um canal, desde sua foz no Rio Tietê até a Estação Elevatória de Traição, onde essas águas são elevadas em cerca de 5 metros e conduzidas até a Represa Billings.

O rio é disputado para abastecimento público e para a geração de energia em toda São Paulo. Para acompanhar o trabalho da ONG, acesse a página no Facebook do “Águas Claras do Rio Pinheiros”. 

relacionadas