Boto inflável gigante é colocado em frente ao Congresso

Grupo pede antecipação do veto à pesca da piracatinga, prática na qual o mamífero é usado de isca


Redação TV Cultura Jornalismo

02/09/14 14:49 - Atualizado em 02/09/14 14:51

boto no congressoUm gigante boto cor-de-rosa inflável foi colocado, nesta terça-feira (2), em frente ao Palácio do Congresso Nacional, como uma forma de alerta sobre a matança do mamífero na Amazônia. O protesto é organizado pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e leva a hashtag #iscanao na internet.

O grupo pede a que proibição da pesca da piracatinga seja antecipada, visto que a temporada já começou. Em maio deste ano, os ministérios da Pesca e Aquicultura e Meio Ambiente publicaram um veto à prática por cinco anos, que tem início previsto para janeiro de 2015.

Segundo a Ampa, esses golfinhos são mortos para servirem de iscas na pesca do bagre carniceiro, que, por sua vez, são vendidos com o nome falso de douradinha, no Brasil e na Colômbia. A associação alerta que toneladas de piracatinga são capturadas com carne de boto todos os anos. Se a prática permanecer, pode resultar na morte de mais de 2.500 golfinhos, correndo o risco de extinção daqui a alguns anos.

morte botoEm nota divulgada em julho, o Ministério da Pesca e Aquicultura informou que um grupo de mais de 8.000 famílias dependem dessa atividade pesqueira no país e que a grande maioria não utiliza o boto como isca para captura da piracatinga. Por esse motivo, a proibição não valerá para a pesca de até 5 kg do peixe para fins de alimentação do pescador e de sua família.

Ainda na tentativa de adiantar a moratória, a Ampa também criou uma petição online, que pede aos chefes de estado uma providência imediata. No documento da web, eles garantem que buscarão alternativas sustentáveis para as comunidades, darão apoio à fiscalização de frigoríficos, entrepostos de pesca e o combate ao comércio ilegal e pressionarão pelo fim do massacre ao boto na Amazônia.

Acesse a página do abaixo-assinado

relacionadas