App mostra níveis dos reservatórios em SP

Ferramenta também dá dicas de como economizar água


Redação TV Cultura Jornalismo

27/03/15 11:03 - Atualizado em 27/03/15 12:28

Aplicativo águaOs reservatórios do Sistema Cantareira são responsáveis pelo abastecimento de metade da Região Metropolitana de São Paulo e de municípios vizinhos como Barueri, Caieiras, Carapicuíba, Franco da Rocha, Francisco Morato, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Caetano do Sul e Taboão da Serra.

Pensando nisso, o site O Eco desenvolveu um recurso para facilitar o monitoramento das represas existentes em São Paulo, além de ajudar na construção do debate sobre o assunto.

Batizada de CódigoUrbano, a ferramenta mostra a evolução dos níveis não só do Sistema Cantareira, como de mais quatro mananciais. Com a ajuda da ferramenta é possível acompanhar o volume de chuvas registrado a cada dia nos reservatórios.

O dispositivo também informa qual represa abastece cada usuário, baseando-se na localização geográfica e por meio do código de endereçamento postal (CEP) e também oferece um histórico anual dos níveis desde 2003.

O app está participando do Concurso Cultural da Faculdade FIAP (Call To Innovation) que tem como prêmio uma Bolsa de Estudos na faculdade da Nasa, a agência espacial americana. Por enquanto, a ferramenta só está disponível apenas para iOS, mas pretende estender o serviço para outros aparelhos. 

relacionadas