Saiba como aproveitar a Black Friday e sair "no lucro"

Especialista orienta consumidores para identificar melhores preços, evitar ciladas e aproveitar melhor as promoções


Thábata Mondoni Jornalismo

11/11/14 15:16 - Atualizado em 11/11/14 15:39

black-friday-2852724Faltam poucos dias para a Black Friday no Brasil. Para o próximo dia 28 de novembro, a poucos dias do Natal, grandes sites de varejo online prometem ofertas com até 70% de desconto.

A ação, que já é tradicional nos Estados Unidos, passou a ser realizada no Brasil em 2010. E hoje já é esperada pelos consumidores. No entanto, é preciso saber alguns macetes para realmente aproveitar a “grande” promoção.

Na edição de 2013, internautas fizeram cópias digitais de preços em sites de e-commerce alguns dias antes da ação. O que se constatou foi que alguns deles aumentavam os valores dos produtos à medida que a data ia se aproximando, o que gerou grande indignação.

Por isso, uma das primeiras dicas para quem pretende comprar mais barato no dia 28 é começar a pesquisa hoje mesmo para já ter uma base de comparação.  

Roberto Calderón, diretor da Associação Brasileira de Agentes Digitais (Abradi-SP), explica que outra alternativa é comparar os valores nas lojas que não estão participando da ação. Assim fica mais fácil identificar o real desconto e se a compra vale a pena.

Segundo a consultoria E-bit, para este ano, a expectativa é superar a marca de R$ 770 milhões, em 2013, e chegar a R$ 1,2 bilhão.

Confira mais dicas para aproveitar a Black Friday:

Foco no produto

Calderón diz que é preciso ter controle no dia das ofertas, pois os descontos são tentadores e existe uma afobação para comprar antes que acabe o estoque. “Por isso, procure um determinado produto, foque nele e, somente após a compra, procure outros”.

Invista na famosa lista

“Ter uma lista de lojas pré-selecionadas ajuda muito a comprar rápido e a economizar tempo e dinheiro”, revela o especialista.

Preço e economia

Calderón explica que algumas lojas mudam os valores durante o dia todo, mas quem espera muito pode ficar sem o produto. “O grande desafio é controlar a ansiedade e acompanhar as mudanças de valores. Quem já sabe o que quer e comparou os valores originais, pode comprar quando começar a Black Friday”.

Cadastro

Invista em cadastros. Eles podem ajudar, já que muitas lojas já estão preparando as campanhas para informar as melhores ofertas.

Evite cair em ciladas

Verifique o histórico da loja e há quanto tempo está no ar. Procure referências em blogs ou sites como o Reclame Aqui. Outra dica do especialista é fugir de ofertas muito tentadoras, isto é, absurdas. “Infelizmente, muitas lojas são abertas nessa data apenas para pegar o dinheiro das vendas e sumirem. Já tivemos casos de campanha que depois, para o cliente, virou o Bloody Sunday” [domingo sangrento, em tradução livre]. O Procon possui uma lista online de sites não recomendados.

Fraude

Calderón recomenda que o internauta tome cuidado com os clones. Hoje, há pessoas que criam sites idênticos aos originais.  “Uma dica é ver se a URL (o link), que fica no navegador, não muda. Mesmo assim, todo cuidado deve ser tomado”.

Casos de irregularidades

Denunciar em páginas de reclamação pode ser uma alternativa eficiente. Alguns sites entram em contato rapidamente para limpar sua imagem. Caso não resolva, informe os amigos e reclame no Procon

relacionadas