Mais de 90% dos consumidores paulistanos não pretendem contrair dívidas nos próximos meses

Segundo a FecomercioSP, famílias estão mais cautelosas com o aumento das restrições bancárias e a piora no mercado de trabalho


Redação TV Cultura Jornalismo

01/09/15 18:58 - Atualizado em 01/09/15 19:03

endividamentoSegundo a Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE), neste mês de agosto, o Índice de Intenção de Financiamento dos consumidores paulistanos registrou queda de 5,7% na comparação com julho e atingiu 17,3 pontos, abaixo da média histórica de 23,8 pontos. Elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o levantamento ainda mostrou que na comparação com o mesmo mês de 2014, a retração foi ainda maior (-29,8%).

De acordo com a pesquisa, apenas 8,2% dos consumidores planejam contrair dívidas nos próximos três meses, o menor valor desde 2012. Com isso, quase 31% dos paulistanos não pretendem de endividar durante o mesmo período.

Para a FecomercioSP, as famílias estão mais cautelosas com o aumento das restrições bancárias e a piora no mercado de trabalho e , por isso, não querem comprometer a renda com compras a prazo. Por outro lado, a entidade lembra que, com o aumento do desemprego, alguns consumidores poderão se endividar para equilibrar o orçamento com o objetivo de manter o padrão de consumo.

relacionadas