Empresários estão pessimistas graças ao fraco desempenho no setor industrial

Segundo levantamento, índice de intenção de investimento caiu de 41,3 pontos em julho para 40,5 pontos em agosto, menos marca desde 2013


Redação TV Cultura Jornalismo

21/08/15 20:06 - Atualizado em 21/08/15 20:12

industriaA época que precede as festas de fim de ano costumam aumentar a atividade industrial, porém, neste ano, as perspectivas dos empresários se mantêm negativas. No mês de agosto, o índice de expectativa para os próximos seis meses sobre a demanda foi de 46,3 pontos, o de compras de matérias-primas ficou em 44 pontos, e o de número de empregados, alcançou 42,2 pontos. Todos estes indicadores ficaram abaixo da linha de 50 pontos, o que confirma esse pessimismo dos empresários, informa a Sondagem Industrial, divulgada nesta sexta-feira (21) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

As exportações, por sua vez, ficaram em 50 pontos, o que mostra perspectiva de manutenção das vendas externas. Já o índice de intenção de investimento caiu de 41,3 pontos em julho para 40,5 pontos em agosto. Embora a queda de 0,8 ponto esteja dentro da margem de erro, o índice de intenção de investimento é o menor desde 2013. 

Indicadores mensais

O pessimismo dos empresários é reflexo do fraco desempenho no setor industrial, acentuado pela crise econômica do país. Segundo a Sondagem Industrial, o setor começou o segundo semestre do ano com queda na produção e no emprego, além de estoques acima do planejado e expectativas negativas em relação ao futuro.

Em julho, o indicador de evolução da produção foi de 44 pontos e o de emprego ficou em 40,8 pontos. Os dois índices permaneceram abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o que mostra retração da produção e do emprego.

o levantamento informa que o índice de estoques efetivos em relação ao planejado alcançou 52,3 pontos. O indicador acima dos 50 pontos revela excesso de estoques na indústria. Já o nível de utilização da capacidade instalada foi de 66%.  

 

relacionadas