Top 10 de filmes de dança para o fim de semana

Confira uma lista de longas para esquentar antes do festival O Boticário na Dança


Redação TV Cultura Jornalismo

24/04/15 15:36 - Atualizado em 25/04/15 16:00

filmes de dança

Entre 6 e 10 de maio, São Paulo e Rio de Janeiro recebem a 3ª edição do Festival O Boticário na Dança. Para este ano, a programação contará com atrações internacionais como os dançarinos Israel Galván (Espanha) e Akram Khan (Reino Unido), a companhia sueca Cullberg Ballet e o grupo inglês Michael Clark Company. A dança brasileira será representada pelo grupo Raça Cia. de Dança, pela Cia. Antonio Nóbrega de Dança e pelo Balé da Cidade de São Paulo.

Enquanto a data não chega, confira um Top 10 de filmes de dança feito pelo festival:

1) "Shall We Dance" (1937)

Um dos clássicos de Fred Astaire e Ginger Rogers que nunca cairá no esquecimento. No filme, ele interpreta um bailarino clássico que, ao apaixonar-se por uma sapateadora, embarca em um navio para conquistá-la. A qualidade da trilha e os números extraordinários da dupla Astaire-Rogers colocam este filme entre os grandes clássicos da história do cinema.  

2) "Nos Embalos de Sábado à Noite" (1977)

Basta a música “Stayin’ Alive” tocar para John Travolta se materializar na pista. É ele que dá vida a Tony Manero, um vendedor de tintas do Brooklin apaixonado por disco music. As coreografias emblemáticas criadas por Tony na tentativa de vencer um concurso viraram um verdadeiro símbolo dos anos 70.  

3) "Flashdance" (1983)

A jovem Alex sonha com a dança enquanto trabalha como operária em uma fábrica. No imaginário de qualquer fã do filme certamente estão guardadas a clássica dança da cadeira e a audição final da personagem (os pontos altos da produção).  

4) "Footloose" (1984)

Aos vinte e poucos anos, Kavin Bacon é a estrela de mais esse filme-ícone dos anos 80. Na trama, o personagem Ren McCormick revolucionou uma pequena cidade ao dançar mesmo com a proibição de um reverendo.  

5) "Dirty Dancing" (1987)

O ritmo do casal Baby e Johnny ao som de “(I’ve Had) The time of my life” é um ícone. A comédia dramática traz o super astro Patrick Swayze ao lado de Jennifer Grey, e conta a história de uma jovem tímida e desajeitada que descobre a dança por meio de uma paixão de verão.  

6) "Strictly Ballroom" (1992)

A ousadia de Scott Hastings é encarada como um problema pela comunidade da dança de salão da qual ele participa. O bailarino decide sair da rotina e criar seus próprios movimentos e, para isso, encontra uma parceira tão corajosa quanto ele.

7) "Billy Elliot" (2000)

Com apenas 11 anos, Billy larga as aulas de boxe e vai de encontro à família e toda a sua comunidade para atender ao próprio destino: dançar ballet. A comovente história do jovem bailarino fala das dificuldades (e a coragem) de um menino ao encarar o preconceito de uma sociedade tradicionalista.  

8) "Center Stage - Sob a Luz da Fama" (2000)

Uma trama adolescente em que os atores são bailarinos de verdade. O drama conta os desafios de um grupo de jovens alunos da fictícia American Ballet Company, como medos, provações e a conturbada relação entre si. A coreografia final ao som de Jamiroquai é, sem dúvida, a cena mais marcante do filme.  

9) "Ela Dança, Eu Danço" (Step Up. 2006)

O universo do hip-hop e o ballet juntos. O romance entre o problemático Tyler e a bailarina clássica Nora mostra uma dança sem limites, na qual dois estilos bem diferentes podem entrar em sintonia.  

10) "Cisne Negro" (Black Swan. 2010)

A dança em seu lado mais obscuro. O filme é um verdadeiro thriller psicológico, no qual a bailarina clássica Nina entra em conflito com uma rival. O drama vivido por ela ao perseguir o papel de Cisne Negro vai além da competitividade da companhia. A atuação de Natalie Portman encerra com chave de ouro a lista dos dez melhores filmes de dança.

relacionadas