Professor usa Facebook para ensinar alunos

Aulas de história são dadas em posts da rede social


Redação TV Cultura Jornalismo

24/02/15 11:04 - Atualizado em 24/02/15 11:05

Professor aula de históriaO meio mais usado pelos adolescentes para se comunicarem hoje em dia são as redes sociais. Facebook, Twitter e Instagram fazem a cabeça e acabam tomando boa parte do tempo da garotada, que, muitas vezes, deixa as tarefas de lado para "socializar".

Pensando nisso, o professor de história de uma escola de ensino médio, no Rio de Janeiro, resolveu adotar uma nova abordagem na hora de ensinar seus alunos sobre história, usando um jeito fácil e divertido, que promete prender a atenção dos adolescentes.

A ideia de Pedro Henrique Castro era fazer com que os estudantes usassem a imaginação para supor como seria um período da história em tempos de redes sociais.  “Pedi que eles imaginassem como seria o Renascimento Artístico e Cultural se houvesse Facebook. Como seriam as pessoas envolvidas? O que postariam? Como interagiriam?”, diz Castro.

Para isso, o professor definiu que cada grupo de alunos ficaria responsável por uma personagem de um certo período da história e criaria uma página no Facebook. A partir daí, os alunos deveriam interagir fazendo posts e comentários sobre a vida dos personagens na página.

A ideia funcionou. Com criatividade e humor, os estudantes aderiram à nova prática de estudos. Eu me considero um cara otimista, mas sempre me surpreendo com o resultado. E não deveria, pois está mais do que claro o que a criatividade e capacidade dos estudantes podem atingir quando lhes é dada a oportunidade de se expressarem”, completa.

Veja como a ideia funcionou: 

relacionadas