Artista plástico cria maior GIF do mundo, no Rio

Trabalho levou quatro dias para ficar pronto e INSA teve a ajuda de um equipe com 20 pessoas


Redação TV Cultura Jornalismo

29/01/15 15:15 - Atualizado em 29/01/15 15:36

graffiFamoso por seu trabalho no "graffiti", o artista plástico inglês INSA criou um GIF (formato de imagem de mapa de bits muito usado na web para imagens fixas e animações)  que pode ser visto do espaço, e que foi fotografado por um satélite. O resultado foi considerado o maior do mundo.

Feito no Rio de Janeiro em pareceria com uma marca de uísque, o GIF é composto por vários graffitis do artista.

O trabalho levou quatro dias para ficar pronto. INSA teve a ajuda de um equipe formada por 20 pessoas, incluindo brasileiros. A equipe pintou quase 58 mil metros quadrados.

A cada dia, o desenho era modificado, repintado e fotografado pelo satélite. Com o fim do projeto, esses diferentes graffitis e o "movimento" que geraram o maior GIF do mundo. Essa técnica é uma mistura de "street art" (arte de rua) com animação, intitulada de "GIF-ITI".

INSA, que já fazia trabalhos com GIFs - pintava muros, fotografa os trabalhos e depois criava suas animações - disse que tinha a ideia de criar uma obra que fosse vista do espaço. 

A divisão de satélites comerciais da Airbus entrou com os fotógrafos: satélites "Pleiades", que ficam quase 700 km da Terra. A resolução das fotos, que cobrem uma área de 100 km2, é de um pixel por 50 cm2.

Confira todo o processo para criar o "graffiti" e resultado final (legendado):

relacionadas