Robô reconhece rosto e voz dos donos

Jibo participa da vida familiar interagindo e fazendo atividades, como ler e-mails e histórias


Redação TV Cultura Jornalismo

23/07/14 15:14 - Atualizado em 23/07/14 16:35

Jibo

Criado pela pioneira em robótica e professora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Cynthia Breazeal, o robô Jibo usa reconhecimento facial e processamento de linguagem natural para ajudar os donos, fazendo que vire um um novo membro da família.

O robô também é capaz de se sincronizar com outros aparelhos eletrônicos da casa para aprender as preferências e hábitos diários dos proprietários. Por trás de sua face circular estão duas câmeras de alta resolução, microfones, alto-falante, computador de bordo, Wi-Fi (acesso sem fio) e conectividade Bluetooth.

Os donos podem chamar o Jibo para tirar fotos ou fazer vídeos de momentos especiais da família. O robô verifica o movimento do corpo e as expressões faciais das pessoas para garantir que todos apareçam sorrindo nas fotos. Jibo também dá lembretes personalizados dependendo de quem está na sala, e lê histórias para crianças por meio de efeitos sonoros e gráficos de harmonização.

Jibo já está disponível para pré-encomenda a partir de US$ 499 (cerca de R$ 1.100) no Indiegogo, site de crowdfunding (investimento colaborativo). O primeiro lote do robô deverá ser enviado em 2015. 

Assista ao vídeo abaixo para ver Jibo em ação:

relacionadas