Júpiter “varreu” primeira geração de planetas do Sistema Solar

Para pesquisadores, demolição ocorreu em cadeia após planeta se mover em direção ao Sol como uma bola de fogo

Redação TV Cultura Jornalismo

27/03/15 15:42 - Atualizado em 27/03/15 18:24

jupiter

Uma primeira geração de planetas teria sido varrida do Sistema Solar. O responsável seria Júpiter, que, como uma bola de fogo, teria se movido em direção ao Sol. Essa hipótese foi proposta por pesquisadores americanos na revista Proceedings of The Nation Academy of Sciences (PNAS), nesta semana.

A demolição teria ocorrido em cadeia. Após serem retirados de suas caixas de orbitais, os planetas começaram a colidir uns com os outros até que foram lançados ao Sol. Restaram apenas restos, sendo eles Mercúrio e Marte, que têm atmosferas menores e menos densas do que as anteriores.

sistema solar

O estudo tem como objetivo explicar por que o Sistema Solar é diferente dos demais sistemas planetários descobertos nos últimos anos, que já somam 500. Ao todo, eles contabilizam 1.800 planetas.

Das características mais relevantes na pesquisa, um destaque é a falta de planetas entre o Sol e a órbita de Mercúrio, fugindo do padrão dos demais sistemas da galáxia, que se formam como superTerras - planetas extrassolares com uma massa maior do que a da Terra, no entanto, menores do que os gigantes do Sistema Solar.

relacionadas