Fabricantes de câmeras digitais se rendem à interatividade

Com tendência de baixa no mercado, empresas lançam novidades para atrair público perdido para os smartphones


Thábata Mondoni Jornalismo

28/08/14 10:07 - Atualizado em 28/08/14 10:09

Polaroid SocialmaticAs câmeras digitais compactas estariam perdendo espaço para os smartphones superpotentes? Os números mostram que o mercado das máquinas fotográficas já esteve bem melhor. Até meados de 2012 se manteve aquecido, porém começou a despencar com os celulares multifuncionais, que além de fazerem ligações, fotografam em alta resolução e ainda possuem acesso rápido à internet.

A redução nos preços dos smartphones também foi um fator que provocou a queda de cerca de 40% na produção de câmeras em todo o mundo. Segundo um levantamento da empresa Treat, que vende cartões com fotos de seus clientes, a produção das compactas caiu de 147 milhões em 2012 para menos de 60 milhões neste ano. Segundo estimativa da empresa, das mais de 7 trilhões de fotos que serão tiradas até 2020, cerca de 300 milhões serão publicadas no Facebook e 40 milhões no Instagram.

De olho nesse público interativo e online, as fabricantes passaram a adaptar suas câmeras. Um exemplo é a tradicional Polaroid, que anunciou, nesta semana, a máquina Socialmatic. “Uma câmera instantânea que imprime a foto em menos de um minuto, como as câmeras que você conhece. Mas também usa um sistema operacional Android, tem uma tela sensível ao toque de 4,5 polegadas na parte de trás. Você pode tirar suas fotos, usar filtros, bordas e até símbolos antes de imprimir. E, para trabalhar com esse mundo dos smartphones, ela tem bluetooth. Se você está em movimento e não consegue conectar via Wi-Fi, você pode conectá-la ao smartphone e compartilhar a foto onde estiver”, explica Ari Zlotoff, diretor de Desenvolvimento de Negócios Globais da marca, em entrevista exclusiva à equipe de jornalismo da TV Cultura. 

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