Tempo médio de correção é de meio minuto; ferramenta já analisou 27 mil trabalhos
Felipe Duarte e Fábio Sikansi, alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), de São Carlos, desenvolveram um sistema de submissão e correção automática de trabalhos de programação.
Chamada de Run.codes, a ferramenta permite que estudantes cadastrem online os trabalhos de programação realizados e aguardem alguns segundos até que o resultado da correção apareça. “Nossa ideia foi fazer um sistema eficaz para que o professor pudesse gerir efetivamente o trabalho realizado em uma sala de aula”, explicou Duarte, doutorando do ICMC.
O tempo médio para corrigir um trabalho extenso é de 30 segundos. “O tempo de correção é muito menor, e o sistema ainda permite que o professor abra o código do estudante e verifique o que ele errou”, avalia Moacir Ponti Júnior, professor do ICMC,que já usou o sistema para corrigir trabalhos.
O Run.codes conta, ainda, com um sistema integrado que indica o grau de semelhança entre dois trabalhos por meio de porcentagem e alerta o docente sobre possíveis plágios.
A ferramenta já foi usada para a correção de 27 mil trabalhos no último semestre, contabilizando 22 turmas de usuários em três universidades públicas: USP, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal de Viçosa. A Universidade Federal da Bahia também passou a empregar o sistema neste semestre.
O Run.codes é gratuito para universidades públicas. Os interessados devem entrar em contato com os criadores da ferramenta por meio dos e-mails felipelageduarte@run.codes ou fabio@run.codes.
Evento realizado pelo grupo de câmara São Paulo Brass Trio em parceria com Orquestra Sinfônica da USP segue com programação até sexta
Apresentação terá regência de Ricardo Kanji e solo lírico em ‘Oratório de Páscoa’. Confira entrevista no RadioMetrópolis
A mostra pontua os principais momentos da trajetória do artista reunindo cerca de 120 obras
Música acima de qualquer suspeita
Medida suspendia a medição de qualidade da alfabetização infantil até 2021