Estudantes criam sistema que corrige exercícios de programação em segundos

Tempo médio de correção é de meio minuto; ferramenta já analisou 27 mil trabalhos


Redação TV Cultura Jornalismo

27/03/15 18:21 - Atualizado em 27/03/15 18:44

Felipe Duarte e Fábio Sikansi, alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), de São Carlos, desenvolveram um sistema de submissão e correção automática de trabalhos de programação.

Chamada de Run.codes, a ferramenta permite que estudantes cadastrem online os trabalhos de programação realizados e aguardem alguns segundos até que o resultado da correção apareça. “Nossa ideia foi fazer um sistema eficaz para que o professor pudesse gerir efetivamente o trabalho realizado em uma sala de aula”, explicou Duarte, doutorando do ICMC.

O tempo médio para corrigir um trabalho extenso é de 30 segundos. “O tempo de correção é muito menor, e o sistema ainda permite que o professor abra o código do estudante e verifique o que ele errou”, avalia Moacir Ponti Júnior, professor do ICMC,que já usou o sistema para corrigir trabalhos.

O Run.codes conta, ainda, com um sistema integrado que indica o grau de semelhança entre dois trabalhos por meio de porcentagem e alerta o docente sobre possíveis plágios.

A ferramenta já foi usada para a correção de 27 mil trabalhos no último semestre, contabilizando 22 turmas de usuários em três universidades públicas: USP, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal de Viçosa. A Universidade Federal da Bahia também passou a empregar o sistema neste semestre.

O Run.codes é gratuito para universidades públicas. Os interessados devem entrar em contato com os criadores da ferramenta por meio dos e-mails felipelageduarte@run.codes ou fabio@run.codes. 

relacionadas