Prefeitura de SP vai reduzir vagas na rua para instalar minipraças

Espaços públicos não usarão recursos públicos e devem ter funcionamento durante todo o dia


Redação TV Cultura Jornalismo

16/04/14 19:24 - Atualizado em 16/04/14 19:26

minipraça

A Prefeitura de São Paulo assinou, nesta quarta-feira (16) decreto que regulamenta a crianção de minipraças, internacionalmente conhecidas como "parklets", no lugar onde hoje há vagas de estacionamento da Zona Azul. As regras para a criação dos espaços devem ser publicadas no "Diário Oficial" do município amanhã.

Segundo o prefeito Fernando Haddad, o decreto vai agilizar a criação dos espaços. Ele informou que os custos de instalação, manutenção e remoção serão de responsabilidade da iniciativa privada. No entanto, cada projeto deverá ser encaminhado para a aprovação da prefeitura.

"Não é a intenção nossa destacar do orçamento recursos para isso [criação das minipraças]. Nós entendemos que o interesse privado é muito grande já para que seja necessário recursos públicos. Naturalmente é uma parceria público-privada. A prefeitura cede o espaço, aprova o projeto e a manutenção fica a cargo do patrocinador", disse o prefeito que visitou uma dessas minipraças na região da Avenida Paulista, próximo ao Conjunto Nacional.

Os "parklets", segundo estabelecido pelo decreto, poderão ser temporários, mas, obrigatoriamente, públicos durante todo o dia. As primeiras minipraças na cidade foram instalados no ano passado por iniciativa do Instituto Mobilidade Verde, que trouxe a ideia de São Francisco, nos Estados Unidos.

Um manual sobre as regras de criação e utilização dos espaços está sendo criado e será distribuído.

relacionadas