Mortes em acidentes de trânsito no Brasil superam número de vítimas em regiões de guerra

Atropelamentos são as maiores causas de falecimentos no trânsito brasileiro; só perdem para os que envolvem motocicletas


Redação TV Cultura Jornalismo

05/09/14 12:25 - Atualizado em 05/09/14 13:52

Diário da Manhã - Crônica sobre o Trânsito - 2013-11-25Cerca de 1.400 pessoas morrem por mês em acidentes de trânsito no Brasil, número que supera o de vítimas em algumas regiões onde há guerra. Entre as principais causas estão os atropelamentos.

No Brasil, esse tipo de acidente é a segunda maior causa de morte no trânsito, só perdendo para os causados por motocicletas. No estado de São Paulo, só no ano passado, mais de 1.500 pessoas morreram atropeladas - uma média de quatro pessoas por dia. Metade dos acidentes aconteceu na capital.

Nos primeiro semestre deste ano, o Ceará registrou 92 atropelamentos só nas rodovias federais. Um total de 29 pessoas morreu e mais de 50 ficaram feridas.

Desrespeitar a sinalização, além de colocar em risco a própria vida e a de outros pedestres e motoristas, pode afetar também a economia do país. Grande parte das vítimas de acidentes com mortes e sequelas está na faixa etária produtiva e sustenta famílias.

Entre 2012 e 2013, o Paraná conseguiu reduzir, em 5%, o número de acidentes de trânsito. As mortes caíram 11%. O aumento de fiscalização ajudou, mas o que fez a diferença foi o comportamento das pessoas.