Há 116 anos nascia Bertolt Brecht

Um dos maiores dramaturgos do séc. XX, ele usou o teatro para discutir questões políticas e sociais


Josilene Rocha Arte & Cultura

08/02/13 16:49 - Atualizado em 10/02/14 15:13

Bertolt BrechtPoeta, romancista, teórico e, acima de tudo, dramaturgo, Bertolt Brecht foi um dos grandes nomes do século XX, especialmente quando o assunto é teatro. Nascido na Alemanha, em 10 de fevereiro de 1898, Brecht presenciou momentos históricos como a Primeira Guerra e a ascensão de Hitler. Ele era marxista.

Na Alemanha nazista, julgou o exílio como o melhor caminho. No período, esteve em diversos países da Europa e nos Estados Unidos. Ainda assim, suas produções de cunho social e político não pararam. Pelo contrário, escreveu textos de diferentes gêneros para provocar a reflexão do povo, para incentivá-lo a adotar uma postura política ativa. Um exemplo de poema com esta temática bastante famoso no Brasil é ‘O Analfabeto Político’.

Em termos de linguagem teatral, sua grande contribuição foi aprofundar o Teatro Épico com a adoção do método de distanciamento, no qual o ator pode sair de seu personagem e criticá-lo. Uma forma de incentivar a análise por parte dos espectadores, que devem sair do espetáculo com uma lição aprendida. Entre suas peças mais famosas estão ‘Um Homem é Um Homem’, ‘Mãe Coragem e seus filhos’ e ‘A vida de Galileu’.

No Brasil, Brecht influenciou especialmente o Teatro de Arena e o Teatro Oficina.

E foi deixando todo este legado que o dramaturgo faleceu, em 15 de agosto de 1956, aos 58 anos, vítima de um ataque cardíaco.

A seguir, veja dois vídeos com Antônio Abujamra recitando poemas de Brecht:


 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas