Greenpeace tem vitória

Rússia abandona ação que perseguia militantes do grupo


Jornalismo

25/12/13 20:01 - Atualizado em 25/12/13 20:24

militantes greenpeaceMoscou (AFP) - A justiça russa colocou fim nesta quarta-feira às ações judiciais contra oito militantes do Greenpeace, entre eles o capitão do barco, acusados de vandalismo por uma ação de protesto no Ártico e anistiados por uma nova lei do Parlamento russo.

Em sua conta no Twitter, a organização anunciou sucessivamente o encerramento dos processos contra o turco Gizem Akhan, o neozelandês Jonathan Beauchamp, o holandês Mannes Ubels, o capitão americano do navio Peter Willcox, a argentina Camila Speziale, o polonês Tomasz Dziemianczuk, o ucraniano Ruslan Yakushev e o russo Dimitri Litvinov.

Na terça-feira, a comissão de investigação já havia notificado o britânico Anthony Perrett sobre o fim da investigação contra ele.

Os trinta membros da tripulação do navio, entre eles a brasileira Ana Paula Maciel, foram detidos em setembro após uma ação contra uma plataforma petroleira da Gazprom no Ártico. Depois de serem transferidos a São Petersburgo, foram colocados em liberdade sob fiança em novembro.

Da tripulação, 26 pessoas não são russas. Sem o visto de seu passaporte que certifica sua entrada legal no país, até o momento os militantes ecologistas não puderam deixar o território russo. militantes greenpeace 2

Acusados em um primeiro momento de pirataria, um crime castigado com até 15 anos de prisão, finalmente foram acusados de vandalismo, um crime punido com uma pena de até sete anos de prisão.

Os trinta membros da tripulação do barco do Greenpeace assinaram na segunda-feira antes um documento no qual declaravam não se opor à lei de anistia, aprovada na semana passada pelo Parlamento russo.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas

  • Greenpeace tem vitória Greenpeace tem vitória

    Rússia abandona ação que perseguia militantes do grupo

  • Morreu, aos 94 anos, o inventor do famoso fuzil ak-47 Morreu, aos 94 anos, o inventor do famoso fuzil ak-47

    Morre na Rússia o criador que compõe a sigla de uma das armas mais famosas no mundo: ak-47

  • Jornal da Cultura Primeira Edição 24/12/2013 Jornal da Cultura Primeira Edição 24/12/2013

    Chuvas não dão trégua no Sudeste. Dezenas de municípios de MG e ES ainda sofrem com as inundações. Saiba quando o natal começou a ser comemorado em 25 de dezembro.

  • Cartãozinho Verde - 21/12/13 Cartãozinho Verde - 21/12/13

    No Cartãozinho Verde você assiste aos comentários sobre os jogos da rodada, matérias especiais e entrevistas com grandes nomes do esporte. Acesse nosso site: http://cmais.com.br/cartaozinho

  • Jornal da Cultura | 23/12/2013 Jornal da Cultura | 23/12/2013

    O Banco Central prevê diminuição do crédito ao consumidor. A política de aumento na oferta de crédito dos bancos públicos é uma das estratégias mais adotadas no Brasil, desde o início da crise financeira. Para os especialistas, estratégia não surte efeitos esperados, uma vez que o brasileiro já está endividado.

voltar ao topo