Especial da TV Cultura faz raio-x do mundo árabe

Inédito, Primavera Árabe retrata mais de 10 países e propicia ao público conhecer as regiões, os povos, as religiões e as causas das revoltas.


Jornalismo

05/08/11 16:18 - Atualizado em 05/08/11 16:39

Maria Cristina Poli apresenta Primavera Árabe

Um verdadeiro retrato do mundo árabe, desde sua criação até as revoltas, a religião e a sociedade, é o mote do especial inédito Primavera Árabe, que a TV Cultura exibe neste domingo (7/8), às 19h, com apresentação da jornalista Maria Cristina Poli.

Mais de 10 países, como Líbia, Israel, Egito, Tunísia, Marrocos, Argélia e Síria, além de territórios palestinos ocupados, são retratados no programa, que traz depoimentos de pessoas que vivem nas regiões árabes, e de imigrantes que estão no Brasil e que contam por que vieram para cá, como era sua vida na terra natal etc.

“Queremos que as pessoas se localizem sobre esse mundo. A gente ouve falar muito desses países, mas, muitas vezes, não sabemos ao menos aonde ficam e o que acontece em cada um desses lugares”, enfatiza Poli.

O especial também é entremeado com declarações de especialistas, como o sociólogo Demétrio Magnoli, a especialistaem Direito Internacional da Universidade de São Paulo (USP) Maristela Basso e o historiador Marco Antonio Villa. Há ainda explicações sobre as terminologias árabes, que são desconhecidas pela maioria da população, mas bastante relevantes no entendimento das questões dos países retratados, especialmente pela mídia.

Maria Cristina Poli, que além de apresentar também assina a direção do Primavera Árabe, explica que o programapropicia o entendimento dessa região do Planeta, incluindo o surgimento dos países, as tônicas religiosas, os povos e os conflitos, sempre com muitas imagens. “Há inclusive países relativamente jovens, mas que carregam uma imagem pré-histórica”. E ainda acrescenta: “O que eles querem é o mesmo que a gente busca aqui, democracia e liberdade. O especial faz esse paralelo e desvenda o mundo árabe para o público”.

Duração: 1h

Classificação indicativa: Livre