Dilma aborda conquistas e investimentos ao falar na assembleia da ONU

Presidenta falou nesta terça-feira em Nova Iorque

Educação

24/09/13 18:26 - Atualizado em 24/09/13 18:44

A presidenta Dilma Rousseff apontou nesta terça-feira, 24, em discurso de abertura da 68ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York, as conquistas sociais e econômicas do governo, citando, entre outros exemplos, o investimento na educação de 75% dos royalties da exploração do petróleo. Os demais 25% serão destinados à área da saúde, como determina proposta aprovada pelo Congresso Nacional.
 
Ela disse que o Brasil retirou da pobreza extrema 22 milhões de pessoas em dois anos e reduziu “de forma drástica” a mortalidade infantil. Dilma ressaltou que as crianças são prioridade para o Brasil. “Isso se traduz no compromisso com a educação, pois somos o país que mais aumentou o investimento público no setor educacional, segundo o último relatório do OCDE.”
 
Dilma se referia a dados divulgados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). De acordo com a instituição, o Brasil encabeça o grupo de países que destinou maior parte do investimento público total para a educação, com 18,1% de participação. A parcela do investimento público total destinada à educação cresceu 7,6 pontos percentuais no período de 2000 a 2010.
 
Ao se considerar o percentual investido em educação em relação ao investimento público total, os países da OCDE mantiveram praticamente o mesmo patamar, caindo de 12,6%, em 2000, para 12,3%, em 2010. Países como Brasil, Coréia do Sul, Suíça e Dinamarca direcionaram mais de 15% de seu investimento público total para a área educacional.
 
Do Ministério da Educação
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ONU: educação e governos honestos são prioridades para cidadãos do mundo
 
A educação e a saúde são, junto com o emprego e governantes honestos e eficazes, algumas das principais prioridades dos cidadãos do mundo, segundo uma pesquisa publicada nesta segunda-feira pela ONU.
 
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Resultado provisório do Censo Escolar indica 40,3 milhões de matrículas na educação básica
 
O resultado preliminar do Censo Escolar de 2013 mostra que, em todo o país, 40.366.076 estudantes estão matriculados na educação básica das redes pública estadual e municipal de ensino. A informação foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União.
 
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Escola deve ter projetos de integração de novos alunos
 
Para uma troca de escola mais tranquila a nova instituição deve ter projetos de acolhimento, segundo Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia.
 
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Na primeira escola, brincadeiras fazem parte do currículo e estimulam o cérebro
 
As brincadeiras ajudam no processo de formação dos pequenos. Por isso, atenção papais e mamães: quanto mais nova for a criança, mais preocupada a escola tem de estar com o tempo destinado simplesmente para brincar.
 
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Curso técnico vai atender moradores da floresta
 
Coração da floresta amazônica, nas margens do sinuoso rio Juruá, que segue do Amazonas rumo ao Acre. Ali, na chamada comunidade Bauana, a 800 km de Manaus, teve início o primeiro curso técnico para ribeirinhos que vivem na floresta.
 
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Escolas adaptam seus currículos
 
Na medida em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passa por ajustes logísticos e pedagógicos, as escolas pegam carona nas transformações e tentam adequar o currículo do ensino médio. 
 
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Número de escolas com período integral triplica em dez anos em São Paulo
 
Até 2010, a médica Simone Nuñez contava com a ajuda de duas babás para cuidar dos filhos Camila e Diego --então com 8 e 5 anos. Quando elas precisaram deixar o trabalho, no final daquele ano, a família não teve saída: matriculou as crianças em período integral.
 
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‘É possível usar o corpo em favor da educação’
 
Não basta ter apenas o domínio do conteúdo. O exercício da atividade docente requer muito mais que isso. Para o pleno exercício da carreira, o professor, mais do que ninguém, sabe que precisa desenvolver paciência e controle emocional para lidar com a rotina escolar. E mais: saber se relacionar com cada um dos diferentes grupos de alunos, desde os mais apáticos até os mais extrovertidos. Afinal, identificar as habilidades dos seus estudantes é fundamental para que processo de aprendizagem seja, efetivamente, exitoso. Isso é o que propõe o curso de Formação de Facilitadores de Teatro Social a ser realizado em São Paulo nos dias 28 e 29 de setembro e 5 e 6 de outubro.
 
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Universidades alegam sobrecarga com programas governamentais
 
As universidades estão cada vez mais sobrecarregadas pela quantidade de solicitações feitas pelo governo federal. Os ministérios têm desenhado programas que dependem da ajuda delas para serem executados, baseados nas três frentes de trabalho que formam os pilares das universidades brasileiras: ensino, pesquisa e extensão. Além de formar bons profissionais, devem promover inovação e interagir com a sociedade para solucionar problemas reais.
 
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