Novo programa pretende estimular vocações de professor e cientista

A proposta do Ministério da Educação é despertar vocações docentes e científicas, com ênfase em matemática, química, física e biologia

Educação

19/09/13 16:12 - Atualizado em 19/09/13 16:33

O Ministério da Educação lançou nesta ontem, em Brasília, o programa Quero Ser Professor, Quero ser Cientista, voltado para os estudantes do ensino médio da rede pública. A proposta do programa é despertar vocações docentes e científicas, com ênfase em matemática, química, física e biologia.
 
Inicialmente, serão oferecidas 40 mil bolsas de iniciação júnior, no valor de R$ 150, para estimular a participação dos estudantes em atividades de monitoria, pesquisa cientifica e tecnológica, bem como em visitas a universidades federais para manter contato com laboratórios e pesquisas. A meta é ofertar 100 mil bolsas.
 
“No contraturno, os alunos vão fazer pesquisa e terão apoio de professores universitários”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Eles vão visitar laboratórios de física, química, vão fazer pesquisa em matemática e biologia para desenvolver o talento e estimular a vocação para áreas em que o Brasil ainda tem demandas abaixo do que precisa.”
 
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concede atualmente 10 mil bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai oferecer outras 30 mil, com início previsto para 2014. O investimento inicial será de R$ 54 milhões no primeiro ano. 
 
As bolsas de iniciação júnior serão prioritariamente concedidas a estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental da rede pública dos estados, preferencialmente em escolas participantes do Programa Ensino Médio Inovador. Também são candidatos às bolsas os premiados em olimpíadas cientificas e participantes de projetos vinculados a programas apoiados pela Capes e pelo CNPq.
 
Até o fim deste mês, será publicada portaria da Capes para a adesão, ao novo programa, de universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia participantes de programas de formação e valorização docente da própria Capes. As instituições que aderirem terão de apresentar propostas de atividades a serem desenvolvidas em articulação com as secretarias estaduais de Educação.
 
Exemplo — O estudante Renato Ferraz Pinto, 19 anos, participou da cerimônia de lançamento do programa do MEC. Desde os 12 anos, Renato participa da Olimpíada Brasileira de Informática. Este ano, ele ficou em sétimo lugar na competição, que envolveu participantes de 80 países. Segundo ele, iniciativas como a do novo programa são fundamentais para estimular os estudantes.
 
Do Ministério da Educação
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g123% dos alunos acham que educação integral evita violência, diz pesquisa
 
Pesquisa da Fundação Itaú Social realizada pelo Instituto Datafolha aponta que 23% dos alunos com 16 anos ou mais acham que a educação integral é uma forma de evitar criminalidade, violência e o uso de drogas. A pesquisa ouviu 2.060 estudantes, sendo 85% da rede pública, de 132 municípios brasileiros. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Itaú Social.
 
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folhaPesquisa mostra que 90% acham que escola integral é 'necessária'
 
Nove em cada dez brasileiros consideram escola em período integral necessária para a educação das crianças.
 
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bom dia brasilEstudantes da rede pública de SP serão pesados e medidos
 
Os estudantes da rede pública de São Paulo vão passar pelo teste da balança. A preocupação é com o aumento do número de crianças acima do peso e com problemas como pressão alta.
 
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estadc3a3o-aplicativoEnsino superior cresce menos em 2012
 
O ensino superior teve um crescimento menor no número de matrículas no ano passado. Foi o que revelou o Censo da Educação Superior 2012, divulgado nessa terça-feira, 17, pelo Ministério da Educação. Enquanto em 2011 o aumento em relação a 2010 chegou a 5,6% (de 6,38 milhões para 6,7 milhões), em 2012 o porcentual foi de 4,4% - 7,03 milhões.
 
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logo-porvirUtilizando a ‘sala de aula invertida’, rendimento dos alunos cresce 5%
 
Popularizada pelo professor-celebridade Salman Khan, o flipped classroom, ou a sala de aula invertida Glossário compartilhado de termos de inovação em educação –  conceito desenvolvido há alguns anos nos EUA mais ainda pouco difundido entre educadores brasileiros – , vem mostrando os seu primeiros resultados. Um estudo desenvolvido numa instituição americana demonstra que o método que propõe aos alunos que aprendam o conteúdo em suas próprias casas –  por meio de videoaulas ou outros recursos interativos digitais – e utilizem o espaço da sala de aula para tirar dúvidas com os professores, tem impactos positivos na aprendizagem. E ele já é mensurável. Na pesquisa, foi constatado que o rendimento dos alunos que usam a lógica do flipped aumenta em 5,1%.
 
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logo-porvirUniversidade ‘dos sonhos’ abre 1ª seleção mundial
 
Os anos da faculdade já são marcantes na vida de qualquer estudante. Mas como tornar essa experiência ainda mais memorável para o jovem que acabou de sair do ensino médio? E mais: como fazer para que nesse momento, o estudante consiga desenvolver todas as suas potencialidades por meio de um ensino inovador e de excelência? Essas foram algumas das inquietações que motivaram a criação do Projeto Minerva, uma audaciosa proposta de ensino superior que pretende reunir jovens talentosos de todo o mundo para estudarem juntos e de forma itinerante em várias cidades do globo. Com previsão para iniciar a primeira turma no segundo semestre de 2014, o projeto abriu mundialmente, ontem, as inscrições para seleção de 19 candidatos interessados em fazer parte da sua primeira turma. O prazo para o cadastramento das aplicações vai até o dia 31 de dezembro deste ano.
 
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rbaCiência sem Fronteiras já enviou 37,7% da meta de estudantes ao exterior
 
A presidenta Dilma Rousseff disse hoje na última segunda-feira que o Programa Ciência sem Fronteiras tem trazido resultados importantes ao país e, por isso, não pode parar. Segundo Dilma, o programa, criado em 2011 com a meta de enviar cerca de 100 mil estudantes das áreas de ciência e tecnologia para instituições do exterior até 2015, tira o atraso do setor educacional do país. Ela também defendeu a expansão do ensino superior no país.
 
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folhaAnálise: Números são reflexo da constituição do ensino superior
 
Num momento em que o país discute como resolver a falta de médicos, o Censo da Educação Superior mostra que o crescimento das matrículas em medicina tem sido menor do que a média geral: 3,24%, contra 4,42%.
 
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uol_-_universo_on-line-logo-6586cea0ff-seeklogo.comApós estudar alemão, aluno de rede pública ganha intercâmbio e estágio
 
Aprender alemão mudou a vida de Leonardo Cardoso, 20. Estudante de escola pública, o interesse pelo idioma deu-lhe a chance de fazer um intercâmbio na Alemanha com tudo pago e de estagiar em uma multinacional. Em breve, terá também um diploma técnico internacional. 
 
 
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Secretaria da Educação lança programa Aluno Empreendedor

Programa ofertará bolsas para alunos do Ensino Médio que vão atuar nas Escolas da Família do Estado

Arte & Cultura

16/09/13 15:44 - Atualizado em 16/09/13 15:45

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação, professor Herman Voorwald, participam nesta segunda-feira 16, do lançamento oficial do programa Aluno Empreendedor. 
 
O lançamento do programa de oferta de bolsas para alunos do Ensino Médio que vão atuar nas Escolas da Família do Estado de São Paulo será realizado no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, às 15h.
 
O programa, que abre as portas das escolas estaduais para toda a comunidade, aos finais de semana, completou 10 anos em 2013. Ao longo de uma década, o Escola da Família ofereceu sete milhões de capacitações e oficinas, que contaram com o envolvimento de 128 mil educadores universitários e mais de 107 mil voluntários.
 
Da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
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logo_ig1Governo de SP vai pagar intercâmbio internacional para alunos de línguas
 
Um decreto do governador Geraldo Alckmin publicado na última sexta-feira institui prêmios de bolsas de intercâmbio de um mês para alunos e professores dos Centros de Estudo de Línguas da rede púlbica estadual. O programa vai custar R$ 6,5 milhões e beneficiar 500 estudantes e 110 docentes, um investimento de mais de R$ 10 mil por enviado.
 
 
 
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folhaRede estadual tem mais de 7.000 alunos estrangeiros
 
Mais de 7.000 alunos da rede estadual de ensino são estrangeiros, aponta um levantamento inédito feito pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
 
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terra-networks-logoCom aulas em inglês, faculdades buscam internacionalização
 
Na sala de aula, o professor fala em inglês, e os alunos respondem no mesmo idioma. Na bibliografia, de novo a língua estrangeira. A cena é cada vez mais comum dentro de faculdades brasileiras, mas não se tratam de aulas de idiomas: o inglês é usado para ensinar desde estratégia empresarial até conteúdos que soam difíceis em português, como fraseologia aeronáutica e os temidos cálculos. Em busca de internacionalização, as instituições brasileiras, a exemplo do que é feito em nações como França e Alemanha, oferecem disciplinas ministradas em inglês, o que as torna mais atraentes para estrangeiros e favorece as parcerias com outras faculdades do Exterior.
 
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uol_-_universo_on-line-logo-6586cea0ff-seeklogo.comInvestimentos em educação ainda são mal distribuídos, aponta OCDE
 
Os investimentos totais em educação no Brasil em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) passaram de 5,8% para 6,1%, de 2010 para 2011. No mesmo período, as aplicações diretas – excluídos financiamentos e pagamento de bolsas, passaram de 5,1% para 5,3%.
 
 
 
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logo_ministerio_educacaoPronatec será permanente para oferecer formação constante ao trabalhador
 
A presidenta da República, Dilma Rousseff, disse na última sexta-feira, 13, que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai se tornar permanente. Ela participou, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, da formatura de 2.634 alunos do Pronatec – Brasil sem Miséria.
 
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r7Escola ensina programação de games para crianças
 
Em diferentes países aulas de programação já são obrigatórias no currículo do ensino fundamental. Já no Brasil, os estudantes começam a fazer cursos na área geralmente depois do ensino médio, mas a realidade começa a mudar e crianças de oito anos já criam jogos e aprendem a linguagem dos códigos.
 
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logo-porvir‘Inovação social faz país rico aprender com pobre’
 
Kriss Deiglmeier fala de inovação social antes mesmo de o conceito, que anda tão na moda, receber esse nome. Na verdade, ela fez parte de um time de especialistas que se reuniu, no início dos anos 2000, para dar nome aos bois. Dona de uma carreira que já a tinha feito transitar por grandes corporações, por organizações sem fins lucrativos e pelas filantrópicas, em dado momento ela percebeu que era possível aproximar esses mundos. Começou pela prática, se envolvendo com o então também nascente empreendedorismo social, mas logo logo chamou a academia para ajudar a sistematizar o que vinha acontecendo e dar suporte teórico aos pioneiros, que aprendiam com a mão na massa.
 
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logo_ministerio_educacaoCidade do interior baiano reduz evasão com jornada ampliada
 
Há cinco anos, o município de Brumado, Bahia, enfrentava sério problema na rede pública de ensino — a permanência diária dos alunos na escola era inferior à média nacional (4,1 horas). Em fevereiro de 2009, a Secretaria de Educação decidiu implantar o Programa Municipal de Atenção à Aprendizagem, uma Experiência de Gestão e Planejamento Educacional, que ampliou a jornada escolar diária para 9 horas e 30 minutos em turmas da educação infantil e do ensino fundamental. 
 
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g1A fila vai andar, anuncia a rede social acadêmica Passei Direto
 
A fila vai andar, avisam Rodrigo Salvador e André Simões aos 80 mil universitários que aguardam para ingressar no Passei Direto, a rede social acadêmica criada por eles onde alunos de diferentes cursos e universidades compartilham estudos, exercícios, trabalhos e até anotações de aula.
 
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uol_-_universo_on-line-logo-6586cea0ff-seeklogo.comMEC usou menos de um terço do orçamento da pasta no primeiro semestre
 
Nos primeiros seis meses deste ano, o MEC (Ministério da Educação) usou menos de um terço do orçamento aprovado para a pasta. Desse total, 2% foram usados em investimentos, ou seja, no que é incorporado ao patrimônio público. A Agência Brasil solicitou às Consultorias de Orçamento da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que acompanham a execução orçamentária do governo, detalhes sobre o orçamento para o setor de janeiro a junho de 2013.
 
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Recursos repassados às escolas garantem a jornada integral

A jornada deve ser, no mínimo, de sete horas diárias ou 35 horas semanais

Arte & Cultura

12/09/13 16:40 - Atualizado em 12/09/13 16:57

Resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publicada na segunda-feira, 9, no Diário Oficial da União destina recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para três tipos de ações das escolas públicas que aderiram ao programa Mais Educação. A jornada da educação integral deve ser, no mínimo, de sete horas diárias ou 35 horas semanais.
 
Um dos repasses é para cobertura de despesas de custeio e capital destinado a todas as escolas do programa. A verba pode ser empregada numa série de ações: aquisição de materiais de consumo, contratação de serviços, ressarcimento de despesas com transportes, pagamento de voluntários, monitores. O valor do repasse, em cota única, varia de R$ 3 mil a R$ 9 mil por escola, de acordo com o número de estudantes registrados no censo escolar no ano anterior. O recurso é para seis meses.
 
A segunda verba discriminada na resolução é para as 8.562 escolas de educação integral que vão abrir seus espaços para receber a comunidade aos sábados ou domingos, feriados ou férias escolares. O repasse mensal do governo federal será de R$ 1.088,60 para unidades com até 850 estudantes; de 1.217,20 para escolas com 851 a 1.700 alunos; e de R$ 1.345,80 para aquelas com mais de 1.700 estudantes. O repasse será feito durante seis meses.
 
O terceiro recurso é para as 16 escolas de educação integral que participam do projeto Escola Intercultural de Fronteira. O objetivo é incentivar atividades de intercâmbio cultural, intensificar, melhorar e consolidar o ensino bilíngue. Essa verba deverá ser empregada na aquisição de materiais literários, didático-pedagógicos e de consumo, serviço de transportes de professores e alunos, equipamentos, mobiliário. Escolas com até 400 alunos receberão R$ 15 mil; de 401 a 800, R$ 20 mil; e acima de 800 estudantes, R$ 25 mil.
 
Mais recursos – De acordo com Leandro Fialho, coordenador de ações educacionais complementares da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, as escolas do programa Mais Educação recebem outras transferências do governo federal, além dos repasses objeto da Resolução nº 34/2013 do FNDE. Uma delas é para comprar kits para as atividades escolhidas no Plano e Atendimento da Escola. Neste caso, o valor varia de R$ 1.500 a R$ 8 mil por atividade escolhida. No conjunto das ações, segundo Leandro Fialho, a soma dos recursos do programa por escola alcança, em média, R$ 40 mil.
 
Dados da diretoria de currículos da educação integral da Secretaria de Educação Básica do MEC mostram que 49.581 escolas estão no programa Mais Educação em 2013. Dessas unidades, 29.896 são da área urbana e 19.684 estão no campo.
 
Os recursos financeiros transferidos pelo FNDE, relativos à resolução, publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira, 9, seção 1, páginas 28 a 30, serão depositados em conta bancária específica aberta pelo fundo na mesma agência bancária em que a escola recebe as verbas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
 
Do Ministério da Educação 
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logo_ig1MEC planeja alterações no censo escolar para auxiliar monitoramento do PNE
 
O Ministério da Educação vai criar um sistema de auxilio para gestores de todos os municípios brasileiros acompanharem o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE). Para isso, algumas alterações no questionário do censo escolar serão feitas.
 
 
 
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uol_-_universo_on-line-logo-6586cea0ff-seeklogo.comSenado aprova crédito extra de R$ 2,9 bilhões para o Fies
 
O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (11) a Medida Provisória 616/13, que abre crédito extraordinário de R$ 2,93 bilhões para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Aprovada pela Câmara dos Deputados no último dia 28, a matéria vai agora à promulgação.
 
 
 
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logo-porvirEscola dos EUA incentiva jovens a criar startup
 
Quando eu estava no ensino fundamental, meus amigos e eu revendíamos doces que comprávamos na [loja norte-americana de varejo] Cotsco a preços mais baixos do que os da máquina e os da tia da cantina. A margem de lucro era pequena, mas ganhar qualquer dinheiro naquela idade era bem legal. Infelizmente, a escola não gostou muito da nossa iniciativa um tanto disruptiva e experimentamos, pela primeira vez, o gosto amargo do sistema escolar.
 
 
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logo-porvirRede de aprendizagem incentiva consumo consciente
 
Mesmo estando mais presente na agenda de discussões da sociedade, a sustentabilidade é um tema que as pessoas já entenderam, mas ainda não incorporam completamente ao seu dia a dia. Isso é o que afirma o Instituto Akatu, ONG que está por trás da Edukatu, uma rede de aprendizagem virtual que busca, por meio de atividades educacionais lúdicas e interdisciplinares, estimular práticas de sustentabilidade e o consumo consciente no país entre estudantes de 6 a 14 anos. Considerada a primeira do gênero, a comunidade virtual entrou no ar nesta quarta-feira (11) e já pode ser acessada gratuitamente por professores e alunos de todo o país.
 
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o-globo-logo-principal1Instituto Akatu lança rede de aprendizagem para consumo consciente e sustentabilidade
 
Entrou no ar nesta quarta-feira a plataforma on-line do projeto Edukatu, voltado para professores e alunos do ensino fundamental. Trata-se da primeira rede de aprendizagem para o consumo consciente e sustentabilidade do Brasil. O conteúdo, disponibilizado pelo Instituto Akatu, traz informações, games e um espaço para que professores possam baixar planos de atividades escolares e compartilhar experiências ligadas aos temas.
 
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carta na escolaA revolução dos MOOCs
 
Para muitos, a revolução digital no Ensino Superior já começou. Apenas com um computador conectado à internet (e domínio razoável do inglês) é possível participar de uma aula compartilhada por milhares alunos do mundo todo, ministrada por professores de universidades de ponta, como Stanford, Harvard ou Yale. Chamados de MOOCs ou “cursos online abertos para massas”, em tradução literal, essa nova forma de ensino é desenhada para atender milhares de estudantes simultaneamente, usando em parte estratégias emprestadas de redes sociais. O novo modelo está sacudindo o Ensino Superior desde 2012, quando os MOOCs se popularizaram nos EUA e rapidamente se espalharam para o resto do mundo. Agora, universidades brasileiras apostam no formato, ao mesmo tempo que surgem dúvidas sobre a capacidade dos cursos online de reter, avaliar e motivar seus alunos.  
 
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g1Brasil conquista medalhas de bronze em olimpíada de biologia na Argentina
 
Um grupo de estudantes brasileiros conquistou, na semana passada, quatro medalhas de bronze na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), realizada na cidade de Rio Cuarto, na Argentina. A equipe foi composta dos alunos Alexandre Chaves Fernandes, de Natal, Lucas Medeiros Lopes, de Fortaleza, Lucas Henrique Rodrigues de Almeida, de Barbacena (MG) e Eduardo Cesar Diniz Macedo, de Fortaleza. Eles foram acompanhados pelo professor José Carlos Pelielo, um dos líderes da equipe.
 
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rede globoFernando Codá relata os desafios da rotina de trabalho de um matemático
 
Mestre aos 20 e doutor aos 23. O maceioense Fernando Codá não é simplesmente mais um resultado precoce da Matemática. Ele é um dos responsáveis por solucionar a Conjectura de Wilmore, problema que há décadas intrigava matemáticos de todo o mundo. Sua produção científica já rendeu muitos prêmios e seu futuro parece ser ainda mais promissor. 
 
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