Confira 5 dicas para utilizar em sala de aula recursos disponíveis online

Professores podem se apropriar de ferramentas digitais para tornar o ensino mais dinâmico e atraente.


Yahell Lima Educação

01/10/12 08:47 - Atualizado em 01/10/12 11:51

play_41Ultimamente temos acompanhado diversas iniciativas no Brasil e no mundo no sentido de disseminar conhecimento e otimizar o ensino com a utilização das TIC’s (Tecnologias da Informação e da Comunicação) na educação.

No ensino superior, universidades como Harvard e MIT têm disponibilizado suas aulas em plataformas online e, no Brasil, A USP (Universidade de São Paulo) também está acompanhando a tendência.   A maior universidade do país lançou recentemente o portal e-Aulas, com cerca de 900 vídeos disponíveis online gratuitamente, e também a IPTV USP, que conta com cinco canais de TV online funcionando de forma simultânea.

Com relação ao ensino básico, as novidades relacionando tecnologia e educação também não param de aparecer. No Brasil, a Fundação Lemann disponibiliza as aulas da Khan Academy legendadas em português e há também iniciativas como o portal QMágico, que disponibiliza vídeos didáticos sobre diversas matérias para alunos de ensino médio e fundamental gratuitamente, além de contar com um serviço cobrado para escolas.

Além de utilizar os vídeos e aulas dessas iniciativas, os professores também têm a opção de se apropriar de outras ferramentas disponíveis na web para desenvolver seus próprios conteúdos com os alunos. Selecionamos abaixo 5 dicas que podem tornar o tempo em sala de aula mais dinâmico e atraente:

1.Incentivando a colaboração mútua e a socialização dos alunos
Serviços de vídeo conferência como o Skype podem ser utilizados para conectar seus alunos com outros estudantes do Brasil e do mundo, possibilitando que eles conheçam outras culturas e compartilhem conhecimento. O próprio Skype disponibiliza plataformas que permitem esse tipo de interação. Uma delas é o Skype em sala de aula, com a qual alunos e professores têm a oportunidade de conhecer e criar novas experiências de aprendizado participando de projetos e conectando-se com outras pessoas.

2.Passeios virtuais
Diversos museus do Brasil e ao redor do mundo tem digitalizado e disponibilizado seus acervos online. Proponha a turma um passeio virtual por lugares como o Museu Virtual de Brasília, o Museu Virtual de Ouro Preto, o Van Gogh Museum ou ainda o American Museum of Natural History, entre outros.

3.Cinema online
O YouTube disponibiliza diversos filmes do cinema nacional e internacional na íntegra. Um bem interessante é o longa “La Educación Prohibida” (cuja a crítica pode ser conferida aqui no cmais+).  Outra opção para assistir filmes online é o Vimeo, site que também propõe o compartilhamento de vídeos online.

4.Para ilustrar o conteúdo
Alguns alunos aprendem melhor quando podem visualizar o conteúdo. Sendo assim, os professores têm a opção de utilizar, além do PowerPoint, o Prezi. Essa ferramenta permite a elaboração de apresentações dinâmicas e possui um layout que transmite uma sensação de atualidade e movimento, além de ficar disponível online e o aluno ter a vantagem de poder acessar seu conteúdo a qualquer momento.

5.Utilizando as redes sociais
Utilizar as redes sociais pode ser uma boa opção para despertar o interesse dos alunos e aproximá-los da comunidade escolar. No Facebook, os professores têm a opção de criar uma página da escola ou da disciplina que ministram e atualizá-la com frequência sobre os temas abordados em sala de aula, podendo inclusive postar imagens da turma e de trabalhos produzidos pelos estudantes.  O Twitter por sua vez, pode servir para indicar aos alunos conteúdos complementares, como artigos e vídeos relacionados à matéria. Em ambas as ferramentas, o ideal é que o professor incentive a participação e o envolvimento dos estudantes.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas