Você conhece algumas escolas transformadoras no Brasil?

A Ashoka acredita que todos podem transformar a realidade e vê a escola como um espaço privilegiado para formar sujeitos de transformação social e jovens que criem senso de responsabilidade pelo mundo e contribuam para torna-lo um lugar melhor.


Educação

29/10/15 16:26 - Atualizado em 29/10/15 16:27

Fonte:  http://escolastransformadoras.com.br/br/escolas-transformadoras/

 

A visão do Projeto Escolas Transformadoras é fruto da visão mais ampla da Ashoka: Todo Mundo Pode Ser Transformador. O que a escola tem a ver com isso?

TUDO! Nós acreditamos que a escola é um espaço privilegiado para formar sujeitos de transformação social e que suas equipes podem liderar um movimento global para comunicar a todos essa nova visão.

Buscamos construir uma visão compartilhada, com expectativas que façam sentido tanto para educandos quanto para educadores, e formar uma comunidade de aprendizagem capaz de compartilhar ideias e experiências que permitam tanto que as competências transformadoras aflorem, quanto que sejam cultivadas na prática. Construir um mundo em que cada um possa ser transformador requer, portanto, que olhemos para além das abordagens convencionais de mudança da escola. Estamos falando de, mais do que criar ou replicar um novo programa ou currículo, lançar uma nova escola experimental ou lançar uma campanha de advocacy. Estamos falando de uma mudança de mentalidade e visão sobre a educação. De criarmos e promovermos, juntos, um novo marco de referência para a educação.

Para isso, a Ashoka e o Instituto Alana aceitaram o desafio de buscar, apoiar e conectar equipes de escolas de todo o país que estão criando esse caminho rumo a uma educação verdadeiramente transformadora. Ao reconhecer, promover e conectar Escolas Transformadoras entre si e com as comunidades mais amplas da Ashoka e do Alana e de nossos parceiros, nós buscamos contribuir para que as equipes dessas escolas se posicionem como líderes dessa transformação da visão de educação no Brasil.

Para participar do mundo é preciso, em primeiro lugar, se interessar por ele. O encantamento com o mundo desperta a vontade de tomá-lo para si, cuidar do mundo e cuidar do outro. As competências transformadoras são aquelas fundamentais para que, neste contexto globalizado e fluido, crianças e jovens criem senso de responsabilidade pelo mundo e assumam um papel protagonista nas mudanças, renovações e cuidados demandados pelas diferentes realidades de hoje e de amanhã.

Ao delimitar essas quatro competências como chaves para enfrentar o desafio de nosso tempo, não pretendemos sugerir que sejam as únicas competências e habilidades necessárias para promover uma educação transformadora. 

Empatia: capacidade de ouvir e acolher as ideias dos outros, assim como articular as próprias. Sair do “eu” para adentrar uma visão mais profunda de mundo, a partir do reconhecimento de novos (e diferentes) olhares, e ativamente conectar-se com os sentimentos e as perspectivas dos outros.

Trabalho em Equipe: capacidade de trabalhar em parceria, na diversidade, empreendendo ações conjuntas em prol de resultados comuns. Ser capaz de liderar de forma colaborativa, assumindo papéis diferentes e complementares.

Criatividade: a priorização da aprendizagem ativa, a valorização da autoria dos alunos, com estímulo a diferentes linguagens e formas de expressão e incentivo para criar soluções novas para problemas por meio da experimentação e vivência de diferentes realidades.

Protagonismo Social: capacidade de tomar iniciativas para a transformação da realidade social, buscando engajamento e participação de seu entorno. Desenvolve-se a partir do despertar do pensamento crítico, que traz a consciência para os problemas à sua volta.

Conheça as escolas em: http://escolastransformadoras.com.br/br/escolas-transformadoras/

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar