Da aldeia para a universidade

Atualmente, a maior comunidade da tribo Pankararu do estado de São Paulo vive na favela Real Parque, na capital.


Educação

18/04/11 10:53 - Atualizado em 15/06/11 13:49

Atualmente, a maior comunidade da tribo Pankararu do estado de São Paulo vive na favela Real Parque, na capital. O grupo se instalou no local depois de ser expulso de suas terras por posseiros.

Para os remanescentes da tribo, é um desafio preservar as tradições que ainda estão vivas e garantir um futuro digno às novas gerações da comunidade indígena. Entre os jovens da tribo, um grupo ingressou na vida acadêmica  recentemente e hoje eles são alunos da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

O desafio de manter as tradições indígenas e, ao mesmo tempo, se preparar para ter melhores condições de sobrevivência na metrópole, possibilitam diversas abordagens em sala de aula.

Por que os índios foram expulsos de suas terras? É possível conciliar as tradições indígenas com a vida em uma grande metrópole? Estas e outras questões podem estimular debates e dar subsídios para abordagens históricas e sociológicas da cultura indígena no Brasil.

 

Saiba mais sobre a jornada acadêmica dos índios Pankararu em São Paulo no documentário da série Caminhos e Parcerias – A universidade também é nossa Aldeia.

 

 

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas