Carro popular terá aumento a partir de janeiro

Reajuste no IPI será gradual; medida deve impactar a inflação


Jornalismo

24/12/13 17:40 - Atualizado em 24/12/13 17:45

aumento do ipiUm decreto publicado hoje no Diário Oficial da União anuncia o já esperado aumento das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A medida é oficializada após anúncio, na semana passada, de Guido Mantega, ministro da Fazenda. A pasta havia anunciado que, mesmo com a insistência das montadoras no impacto de preços sobre os produtos, não há mais a possibilidade de diálogo consistente para manter a situação atual.

O reajuste, segundo a publicação, será gradual e passa a vigorar a partir do primeiro dia de janeiro até 30 de junho do ano que vem. Uma outra alíquota passará a vigorar na entrada do segundo semestre do ano.

Em entrevista à Agência Brasil, Dyogo Henrique de Oliveira, secretário interino da Fazendo, informou que o governo não sabe como as mudanças no IPI vão afetar o controle de preços. "Não calculamos ainda os impactos na inflação porque existem vários fatores a serem considerados, como os estoques".

Pela tabela divulgada, os automotivos de 1.0 e 2.0 cilindradas passam terão 9% do aumento no primeiro instante e 11% no semestre consecutivo.

relacionadas