Ministério da Justiça lança Atlas de Acesso à Justiça no Brasil

Banco de dados aponta número de advogados 80 vezes maior que o de defensores públicos no país; SP tem mais de 500 advogados para cada 100 mil habitantes


Jornalismo

16/12/13 20:55 - Atualizado em 16/12/13 23:16

ministerio da justicaUm mapa com endereço, telefone e rota de chegada aos 61 mil pontos de acesso à Justiça será disponibilizado, ainda hoje, para facilitar a vida de todos. As informações sobre Defensoria Pública nos estados e OAB, cartórios, além de delegacias mais próximas, também integrarão o sistema. 

No portal criado, os serviços estarão disponíveis em três módulos:

1. Mapa com os endereços dor órgãos que atuam na realização da Justiça em todo o país;

2. Indicadores criados a partir dos dados públicos que os órgãos de Justiça disponibilizam, com ranking dos estados;

3. Uma seção nomeada de ABD dos Direitos, resevada ao esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento da Justiça brasileira.

A consulta do Índice Nacional de Acesso à Justiça também é possível a partir de dados que os órgãos de Justiça liberam. Segundo aponta o Atlas, o número de advogados no país é 80 vezes maior que o de defensores públicos, que advogam gratuitamente para quem não tem condições de pagar os custos. Somente em São Paulo, por exemplo, há mais de 500 advogados para cem mil habitantes e apenas um defensor público para o mesmo número.

O desenvolvimento do projeto teve a participação do MJ (Ministério da Justiça), Ministério Público de Minas Gerais, Universidade de Itaúna, CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Conselho Nacional dos Defensores Gerais.

relacionadas