Série infantil Pocoyo volta à programação da TV Cultura

Animação será exibida dentro do Quintal da Cultura, às 8h45 e 15h. O cmais+ te apresenta o universo da série que conquistou crianças e famílias no Brasil e no mundo


Camila Lopes, do cmais+ Infantil

23/01/15 15:27 - Atualizado em 23/01/15 15:46

Pocoyo

A partir da próxima segunda-feira (26), volta à grade da TV Cultura a série infantil Pocoyo, dentro do Quintal da Cultura, às 8h45 e às 15h, para a alegria dos pequenos. Criada por David Cantolla, Guillermo García e Luis Gallego, na Espanha, a animação em 3D foi lançada em 2005 e conquistou famílias na Espanha e em mais de 150 emissoras em todo o mundo com duas temporadas de 52 episódios cada uma. No Brasil, foi transmitida em canal aberto pela primeira vez em 2011 na TV Cultura.

Apesar de seu tamanho, Pocoyo cresceu e se tornou referência às crianças em idade pré-escolar. O menino que usa roupa azul é inquieto, curioso, cai, escorrega e vê novidade em tudo, apresenta valores como o respeito, o amor, a lealdade e a bondade nesta fase de descobertas. Afinal, só a inocência de uma criança faz com que ela encontre uma lagarta, decida protegê-la, a trata como uma nova amiga e descobre que ela se transforma em uma linda borboleta, assim como é mostrado em um dos episódios. Junto aos outros personagens, o Pato, que usa chapéu verde, a Elly, uma elefanta rosa, a Loula, sua cadelinha, a Sonequita, uma gralha azul, e seu filhote, a Pequena Soquita, o Pocoyo vive uma fase de aprendizado e muita brincadeira.

Pocoyó não apenas entrou na vida das crianças pela tela da TV, mas também no mundo virtual. Ainda que sua segunda temporada tenha sido exibida em 2010, a série continuou a todo vapor na internet, com produção de vídeos inéditos nos 14 canais oficiais do Youtube em diferentes idiomas, inclusive no Brasil, e uma série de jogos, atividades e galerias disponíveis em seu site oficial, o qual os criadores chamam de Mundo Pocoyo. Com o lema “Aprender Sorrindo”, o site, que também tem sua versão em português, permite que as crianças entrem em uma comunidade e criem um avatar para brincarem juntos, além de disponibilizar atividades de pintura e jogos para serem impressos.

A produtora espanhola Zinkia Entertainment apostou também nos dispositivos móveis para intensificar a presença de Pocoyo na vida das crianças e lançou, em 2010, o primeiro aplicativo. Desde então, criou jogos para celular, vídeos, papeis de parede e várias histórias interativas. Em 2014, atingiu a marca de 10 milhões de downloads de seus aplicativos.

Com conteúdo exclusivo e versões de 7 minutos dos episódios, o canal oficial do Youtube em espanhol fechou o ano de 2014 com quase 140 milhões de visualizações por mês, 24 milhões a mais do que em 2013. E a novidade de 2015 é o lançamento da série Pocoyo Disco, que são vídeos com músicas e danças para animar e incentivar a participação das crianças e que já estão disponíveis no canal. De acordo com Jonás Ojeda, responsável pela área de Youtube na Zinkia, o objetivo é fazer com que os internautas participem e dancem com os personagens. “Pocoyo já se tornou super herói para salvar o planeta, já jogou futebol e basquete para celebrar os mundiais e já participou de festas como as de Halloween. Desta vez, o pequeno e seus amigos mostram uma versão mais musical, com suas melhores canções para dar tudo nas pistas de dança... ou na sala de casa. Tenho certeza que Pocoyo moverá o esqueleto de crianças de todo o mundo”, disse em entrevista ao site oficial.

Assista ao Pocoyo no Quintal da Cultura, de segunda a sexta-feira, às 8h45 e 15h, na TV Cultura.

Conheça Pocoyo e seus amigos na galeria de fotos do cmais+

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas