Voltado para a música de câmara, Ilumina Festival estreia no Brasil com direção de Jennifer Stumm

Projeto pioneiro inclui formação musical e concertos abertos ao público com músicos nacionais e internacionais


Redação cmais+ Música

19/12/14 18:27 - Atualizado em 23/12/14 12:11

Jennifer Stumm
A violinista norte-americana Jennifer Stumm (Foto: Divulgação)

A renomada violista norte-americana Jennifer Stumm reunirá cinco solistas visionários, estrangeiros e 24 jovens músicos brasileiros em um inédito projeto nacional, o Ilumina Festival, voltado para o desenvolvimento de jovens talentos da música de câmara, com concertos abertos ao público, de graça. O evento acontecerá de 2 a 8 de janeiro, nas montanhas de Sapucaí-Mirim (MG) e em Campos do Jordão (SP).

Jennifer Stumm é conhecida internacionalmente como uma das solistas mais inovadoras de sua geração, tendo se apresentado nos principais palcos do mundo, como o Berlim Philamornie; Festival Hall, em Londres, e Carnegie Hall, em Nova York. Também tem se destacado como uma voz única para o fortalecimento da música clássica na sociedade, na mídia e na criação e incentivo de projetos sociais. Atualmente é presidente da cadeira de Viola  Internacional no Royal College of Music, em Londres.

O Ilumina Festival combina performance e educação. Um lugar onde artistas de diferentes ideias e caminhos de vida possam ser parceiros, integrando-se como iguais a partir da expertise, aprendizado e interação social que a música permite no processo de formação. Os 24 jovens músicos brasileiros foram selecionados da Academia de Música da OSESP, da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, da EMESP-Tom Jobim e da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo.

“Criamos um festival do mais alto nível e convidamos cinco renomados solistas a ocupar um lugar único, onde terão a liberdade de explorar suas ideias e de interagir com esses jovens talentos através de novos caminhos, culminando com uma série de inspiradas performances”, comenta a idealizadora e diretora artística Jennifer Stumm, que se apresenta no Brasil há quatro anos e há dois atua como professora visitante da EMESP-SP. “Acreditamos que os jovens músicos do Brasil são realmente únicos, principalmente pelo carisma e pela manifesta alegria que afloram de seus trabalhos mesmo encarando, no dia a dia, duros desafios”.

O Ilumina Festival busca aprimorar uma nova geração de talentos da música de câmara, dando a eles uma oportunidade sem precedentes para que trabalhem lado a lado com experientes solistas do cenário internacional. 

Ouça a entrevista da diretora ao RadioMetrópolis:

Agenda de concertos

Dias 4 e 7 de janeiro, às 19hs, na Igreja Matriz São Bento, em São  Bento do Sapucaí – Minas Gerais.

Dia 8 de janeiro, às 19hs, no Espaço Cultural Dr. Além, em Campos do Jordão – São Paulo.
Avenida Doutor Januário Miraglia, 1582. Tel.: 
(12) 3664-2300.

Todos os concertos são gratuitos. 

Ficha Técnica

Idealização e direção artística: Jennifer Stumm (violista).

Solitas convidados: Alexandra Soumm (violino), Esther Hoppe (violino), Joseph Conyers (contrabaixo), Cristian Budu (piano) e Giovanni Gnocchi (violoncelista).

Os 24 jovens músicos brasileiros foram selecionados da Academia de Música da OSESP, da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, da EMESP-Tom Jobim e da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. São eles:

Violinos:  André Felipe Lima, Barbara de Jesus, Michael Junior Da Silva Alves, Robinho Carmo, Ingrid Comazzetto Tabuzo, Marcela Oliveira, Leonardo Aniceto, Artur Lima, Alexandre Pinatto, Lucas Bernardo, Maressa Portilho, Dan Tolomony,  Gideoni Loamir e André Silva.

Viola: Abner Molina Brasil, Eder Henrique Souza Assunção, Aliana Alencar de Melo, Géssica dos Santos Sant´Ana e Igor Borges.

Viloncelo: Guilherme Afonso de Morais Silva, Felipe de Luna Silva, Matheus de Souza Carmo Posso e Matheus S Mello.

Contrabaixo:  Davi Ciriaco Moreira.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas

  • Vinicius de Moraes, 105 anos Vinicius de Moraes, 105 anos

    Programa homenageia o poeta e compositor com depoimentos de artistas e parceiros musicais. Ouça a primeira edição!

  • Nara Leão – Anos 1966 e 1967 Nara Leão – Anos 1966 e 1967

    A cantora Nara Leão foi uma das grandes personalidades na história da nossa música popular e se tornou num dos ícones do movimento musical da década de 1960, conhecido como bossa nova. Este é o tema desta edição de Brasil Brasileiro.

  • Novos talentos da música brasileira Novos talentos da música brasileira

    Jovens artistas que renovaram a cena musical nacional

  • Georges Delerue Georges Delerue

    A música do compositor francês Georges Delerue

  • Toninho Ferragutti Toninho Ferragutti

    “A sanfona e o piano me possibilitam tocar com várias pessoas e também tocar vários gêneros musicais”