Vanja Orico, a Musa do Ciclo do Cangaço, morre aos 85 anos

Atriz brasileira lutava contra o câncer e teve falência múltipla de órgãos. Ela também sofria de Mal de Alzhemeir


Redação cmais+ Cinema

29/01/15 12:21 - Atualizado em 29/01/15 12:45

Vanja Orico (Foto: Reprodução)
A multiartista Vanja Orico morreu nesta quarta feira (28), aos 85 anos, por falência múltipla dos órgãos. Acometida pelo Mal de Alzheimer, ela estava internada desde o dia 11 de janeiro e travava uma batalha contra o câncer de intestino.

Atriz e cantora, ela se destacou no cinema brasileiro e internacional. Filha do escritor, diplomata e acadêmico Osvaldo Orico (1900-1981), começou sua carreira na Itália e participou do elenco de Mulheres e Luzes (1950), dirigido pelos cineastas Alberto Lattuada e Federico Fellini. Na produção ela canta a música folclórica Meu Limão, Meu Limoeiro.

Conhecida como a Musa do Ciclo do Cangaço, teve importante contribuição para a cultura brasileira. No premiado filme O cangaceiro (1953), do cineasta Lima Barreto, ela se destacou ao interpretar a canção Mulher Rendeira.  A partir daí ela se torna musa do gênero e participa, entre os anos 50 e 70, de vários filmes com temática do sertão nordestino: Lampião, o Rei do Cangaço (1963); Cangaceiros de Lampião (1967) e Jesuíno Brilhante, o Cangaceiro (1972).

Em 2004, fez um documentário para TV sobre sua carreira e lançou um CD e DVD. Vanja é mãe do cineasta Adolfo Rosenthal, de 53 anos, que a dirigia nos últimos anos no média-metragem Maria da Graça.

A atriz será enterrada nesta quinta-feira, no cemitério São João Batista, no bairro do Botafogo.

 

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas