‘The History – A Tribute Show To ABBA’ estreia temporada em São Paulo

Em entrevista exclusiva horas antes do espetáculo, o grupo brasileiro revelou os detalhes do musical que celebra quatro décadas de sucesso do fenômeno pop


Rita Albuquerque, do cmais+ | imagens Clarice França | arte Homero Esteves | edição de vídeo Fabio Arruda Arte & Cultura

11/09/14 16:26 - Atualizado em 12/09/14 16:59

The History - A Tribute Show To ABBADiego Sena, Andressa Leme (substituta de Mari Moraes), Patrícia Andrade e Jheff Saints, intérpretes de Björn, Agnetha, Anni-Frid e Benny em The History – A Tribute Show To ABBA, transbordam alegria, carisma e humildade ao falar do espetáculo apresentado em mais de 120 cidades do Brasil e da América Latina.

Eles já perderam a noção de quantas pessoas assistiram à homenagem feita ao grupo sueco que se tornou ícone na década de 70. Após a vitória no Festival Eurovisão da Canção, em 1974, com "Waterloo", os dois casais da formação original passaram a ser reconhecidos pelas batidas marcadas, letras de fácil assimilação e melodia forte de suas músicas.

Foi então que o estouro das canções pop atravessou as fronteiras escandinavas e se consolidou em locais como Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, mantendo-se constante mesmo após o término do ABBA, ocorrido por problemas de relacionamento entre os integrantes, em 1982. Para Patrícia Andrade, a continuidade do sucesso se deve às características do grupo, ao duo britânico Erasure - que cantou diversos remixes dos suecos na década de 90 -, à herança de uma geração apaixonada e também aos musicais Priscilla, a Rainha do Deserto e Mamma Mia!.

Ouça a playlist com o repertório do show 'The History – A Tribute Show To ABBA’

Segundo os brasileiros, o apelo universal do ABBA é percebido nas apresentações do The History, que acontecem desde 2013 e foram intensificadas neste ano. “O carinho do público é impressionante. Eles pedem que assinemos os discos e tiremos fotos ao fim da apresentação”, fala Diego Sena. Em meio às histórias sobre pessoas que os confundem com os suecos, Jheff Saints conta ainda que “é interessante observar como algumas crianças sabem as letras das músicas na ponta da língua”.  

A inspiração e a segurança de Diego, Andressa, Patrícia e Jheff vêm da observação de shows, de clipes e do documentário ABBA: The Movie, gravado em 1977 na Austrália. Até mesmo o comportamento dos cantores suecos dentro e fora dos palcos foi analisado pelo quarteto do interior paulista. “Percebemos que durante os shows eles enlouqueciam e nas gravações eram mais contidos”, revela o intérprete de Björn, que compara o perfil das apresentações feitas por ele e seus parceiros: “demos um toque brasileiro no quesito energia e optamos por utilizar novos arranjos”.  

Ao término do bate-papo feito nos camarins do Teatro Folha, Sena falou ainda sobre a vontade de se apresentar na Suécia. “É um sonho, estamos nos preparando para isso”, concluiu.

Assista ao bate-papo:

The History – A Tribute Show To ABBA
Em cartaz de 9 de setembro a 11 de novembro.
Avenida Higienópolis, 618, Higienópolis – São Paulo.
Terça-feira, às 21h.
Ingressos a R$ 60 (setor 2) e R$ 70 (setor 1).
Duração: 90 minutos.
Classificação: 12 anos.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas