Tarrafa Literária realiza sexta edição com a presença de grandes nomes nacionais e internacionais

Idealizador José Luiz Tahan conversou com o cmais+ sobre o evento e sua história


Ana Carolina Surita, do cmais+ Literatura

23/09/14 16:17 - Atualizado em 23/09/14 16:45

tarrafaaa
Um dos principais eventos literários do estado de São Paulo, a Tarrafa Literária, entra na sua 6ª edição e ‘fisga’ os amantes da literatura a participarem de debates com autores nacionais e internacionais. Eles estarão reunidos entre os dias 26 e 28 de setembro, em Santos, no teatro Guarany.

Serão 12 mesas com autores como Ruy Castro, Tom Perrota, Carlos María Dominguez, Ignacio de Loyola Brandão e Alan Pauls. Eles contarão suas experiências em debate gratuito e aberto ao público. 

É possível assistir aos encontros realizados em Santos através da internet, uma parceria do cmais+ com a produtora do evento.

 

O idealizador do evento José Luiz Tahan relembra dos encontros que fazia ainda quando era balconista na livraria Iporanga, no começo da década de 90. Para ele, esses encontros foram o pontapé inicial para o que é a Tarrafa Literária hoje. 

Com alguns eventos literários no Brasil, Tahan percebeu que uma cidade como Santos também precisava “atirar sua tarrafa para pescar mais leitores”, daí também que surge o nome do festival. 

Além da sua simpática livraria, Tahan tem uma editora de livros. “Eu me reinventei com a editora e o festival para continuar sendo livreiro”, revelando sua paixão pela profissão de vendedor de livros. 

Nos seis anos de evento, o público mais que triplicou de tamanho, segundo Tahan. E não são só os adultos que prestigiam essa grande festa literária. Os pequenos poderão se divertir com a Tarrafinha, que neste ano conta com a narrativa da obra ‘Circo Panapaná’, em uma sessão de contação de histórias com interpretação de Kiara Terra. Paulo Mauá, autor do livro, estará presente para assistir a essa adaptação livre de sua obra, e fará uma sessão de autógrafos no final.

Para o público paulistano que não poderá acompanhar as mesas em Santos, existe uma outra opção: a livraria da Vila, em São Paulo, recebe os principais autores internacionais que estarão no evento para um bate papo com leitores e autógrafos.

Entrevistas

Tom Perrotta fala sobre os leitores digitais e comenta a emoção de participar da Tarrafa Literária.

Já o autor de 'A Casa de Papel' relembra sua trajetória como leitor e escritor e também fala sobre o festival

Alan Pauls fala de sua relação com o mar e literatura. Ele revela que em  20 dias de férias na praia, chega a ler 3.000 páginas.

 

 

Confira a programação completa do evento:

Sexta-feira (26/09) - Basta chegar com 30 minutos de antecedência de cada atividade e retirar seu ingresso. 

14h – “Livros que habitam livros”
Carlos María Domínguez e Ignacio de Loyola Brandão
16h – “Literatura: modo de usar”
Cristovão Tezza e Evandro Affonso Ferreira
18h – “Canções sobre papel”
Ruy Castro e Zuza Homem de Mello
20h – “Memórias de subsolos”
Mauro Ventura e Antonio Altarriba

Sábado (27/09)

14h – “Quando o crime compensa?”
Raphael Montes e Marçal Aquino

16h – “A vida dos outros”
Lira Neto e Mario Magalhães

18h – “Bola de papel”
Rui Zink e Marcelo Backes

20h – “Livros em cartaz”
Tom Perrotta

Domingo (28/09)

14h – “A morte nos búzios”
PJ Pereira e Reginaldo Prandi

16h – “A vida não basta”
Affonso Romano de Sant’Anna e Alice Ruiz

18h – “Crimes e castigos”
Caco Barcellos e Ivan Sant’Anna

20h – “Vista pro mar”
Alan Pauls e Amyr Klink

TARRAFA LITERÁRIA NA VILA

Tom Perrotta – 11h

Romancista e roteirista norte-americano, indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro, por Pecados Íntimos e autor dos premiados Eleição, A Professora da abstinência e Os Deixados para trás, que foi transformado em série pela HBO.

Alan Pauls – 12h30

Argentino, foi professor de Teoria Literária da Universidade de Buenos Aires. Em 2003, ele ganhou o prêmio Herralde com o livro O passado. Atualmente ele escreve com o cineasta Hugo Santiago o roteiro de Buenos Aires no existe.

Carlos María Domínguez – 16h30

Uruguaio por adoção, argentino de nascimento, vencedor do Prêmio Juan Carlos Onetti por Tres Muescas em mi Carabina, autor do sucesso A Casa de Papel, traduzido para mais de vinte línguas.

Haverá distribuição de senha às 10h e às 15h30.
Horário: das 11h às 18h
Local:  Auditório

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas