O Silêncio e o Caos: o enigmático espetáculo sobre psicose em apresentação no CCSP

Somente neste final de semana, o espetáculo de dança criado pelo bailarino Dielson Pessoa e dirigido por Maria Paula Costa Rego, coreógrafa do Grupo Grial de Dança, aborda a psicose de forma intrigante e com perfeito sincronismo técnico.


Bruno Rodrigues, do cmais+ Arte & Cultura

27/03/15 17:18 - Atualizado em 30/03/15 18:26

Encerrando a programação de março, o Centro Cultural São Paulo estreia nesta sexta-feira (27), o espetáculo de dança O Silêncio e o Caos. A apresentação ocorre somente nesta sexta-feira (27) e sábado (28), às 21h e domingo (29), 20h.

No palco, o pernambucano Dielson Pessoa volta para São Paulo e estreia o seu primeiro espetáculo solo em âmbito nacional após receber o prêmio de melhor bailarino pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) em 2007 quando ainda integrava o Balé da Cidade de São Paulo. O bailarino é prestigiado no mundo da dança por ter interpretado coreógrafos renomados como Cayetano Soto (da Espanha), Jorge Garcia (Brasil), Ohad Naharin (Israel), Mauro Bigonzzett (Itália), entre outros e por ter integrado a Companhia de Dança Deborah Colker realizando apresentações em mais de 10 países. Diagnosticado com transtorno bipolar em 2010, o bailarino viu na dança a oportunidade de expressar o seu sofrimento diante do olhar preconceituoso da sociedade e principalmente, debater por meio da arte pré-julgamento das pessoas frente a transtornos psiquiátricos que algumas pessoas sofrem.

Em cartaz, Dielson leva para o público um espetáculo inquietante e enigmático que aborda o universo da psicose – outra vertente de transtornos psiquiátricos. Ao longo dos 50 minutos de apresentação, Dielson Pessoa provoca incômodo na plateia: a intensidade de seus movimentos robustos e desconexos somados a um explícito erotismo em cena é trabalhada de forma sincrônica durante toda a peça – marca registrada de Dielson em suas apresentações, conferira no vídeo abaixo:

Em entrevista exclusiva para o portal cmais+ da TV Cultura, o bailarino Dielson Pessoa fala de sua expectativa para a estreia neste fim de semana e como foi o seu período de reabilitação psiquiátrica no Rio de Janeiro (experiência empírica que foi base para constituir o seu espetáculo que o classifica como “expressionista”). Ouça:

 

SERVIÇO:

O SILÊNCIO E O CAOS

Quando: Sexta (27) e sábado (28), às 21h e domingo (29), às 20h

Duração: 50min

Classificação: Livre

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso (Próximo às estações Paraíso e Vergueiro do metrô)

Sala Jardel Filho (321 lugares)

Gratuito

Horário da bilheteria: terça a sábado, 13h às 21h30; domingos até às 20h30

Informações: (11) 3397-4002 ou www.centrocultural.sp.gov.br

 

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas