O "Bob Dylan brasileiro": cantor Zé Geraldo fala ao portal cmais+ da turnê que comemora seus 70 anos

O cantor e compositor falou ao portal cmais+ sobre a carreira, o show 'ZGponto70 - O sonho é a força que alimenta' e do novo DVD em produção


Thiago Carvalho, do cmais+ Música

16/07/15 16:13 - Atualizado em 17/07/15 15:42

Zé Geraldo (Foto: Alessandra Fratus)
Zé Geraldo (Foto: Alessandra Fratus)
 

O "Caipira do rock". É assim que o cantor e compositor mineiro Zé Geraldo se auto define. Na noite desta sexta-feira, às 21h, ele traz a mistura do rock, folk e música caipira de forma única na música popular brasileira, para o palco do Auditório Ibirapuera.
 
Mineiro da cidade de Rodeiro, Zé Geraldo apresenta o show "ZGponto70 - O sonho é a força que alimenta ", turnê que já passou por Curitiba, Espírito Santo, Minas Gerais e Virada Cultural 2015, e que marca e comemora os 70 anos do cantor completados em dezembro do ano passado.
 
 
Com seu violão e sua gaita, Zé vêm acompanhado do guitarrista Jean Trad, que o acompanha há mais de 10 anos; o baixista Eduardo Machado e o baterista Leandro Paccagnella, para apresenta neste show os maiores sucessos dos seus 36 anos de carreira como Cidadão, Senhorita, Como Diria Dylan e Milho aos Pombos. E o público também terá a honra de ouvir canções do seu novo DVD em processo de produção. 
 


 
Neste show, assim como em todas as apresentações do Zé Geraldo, a canção "Cidadão", composição de Lúcio Barbosa é uma das músicas que não podem faltar no repertório. Ela possui um significado enorme na carreira artística do Zé e ele nos conta o motivo.
 


 
Das canções de harmonias simples do interior de Minas Gerais para o folk estadunidense de Bob Dylan. Como todo artista, Zé também foi influênciado por outros grandes artistas até chegar a sua identidade musical. E foi em São Paulo, tocando em bandas de baile, que Zé conheceu e tocou Rock, Blues, Country, Folk até ouvir o trabalho de Bob Dylan, aquele que seria sua maior influência.
 
 
Ao longo dos anos, Zé Geraldo conquistou fãs de todo o país e com todas as idades. Mas, por volta dos anos 80, como o próprio Zé conta, não foi nada fácil. O cantor revela que a carreira tinha tudo para dar errado, mas a presença dos fãs do roqueiro Raul Seixas em suas apresentações foi um grande incentivo que o fez seguir em frente rumo ao sucesso.
 
 
A Ditadura Militar e a nova mudança da mídia, foram outras barreiras que o cantor teve que enfrentar. Assim como outros músicos, na ditadura o maior empecilho era a censura. Em relação à mídia, foi o alto valor que era cobrado do artista para ter uma música no rádio.



 
 
ZGponto70 – O sonho é a força que alimenta 
Quando: 17 de julho (sexta-feira), às 21h
Duração: 90 minutos (aproximadamente)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Classificação: Livre.
Onde: Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer | Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera
 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas