MyFrenchFilmFestival apresenta 20 títulos do cinema francês online

Michel Gondry é o presidente da 5ª. edição do festival, que estreia nesta sexta com longas e curtas-metragens com legenda em português. Público votar nos melhores filmes até 16 de fevereiro.


Marília Fredini, do cmais+ Cinema

14/01/15 13:51 - Atualizado em 14/01/15 16:02

Respire, filme de Melanie Laurent estreia online no MyFrenchFilmFestival

Respire, de Melanie Laurent

A importância da produção francesa na história do cinema mundial é enorme. A começar pelos irmãos Lumière e o mágico Meliés, que inauguraram a sétima arte, a França nos deu inúmeras obras-primas: de René Clair e Jean Renoir a Truffaut e Godard, de Resnais e Vardá a Michel Gondry e Jean-Pierre Jeunet. Grande parte das produções desses cineastas só puderam ser vistas no Brasil graças às salas independentes de cinema, festivais e cineclubes (vale destacar a fundamental presença deste na construção do repertório de cinema de grandes críticos e cineastas brasileiros), sendo a barreira física da distribuição um claro impeditivo para que os filmes atingissem um público maior, ainda que de nicho.

Recentemente, o cinema francês foi responsável por mais um marco: o lançamento do MyFrenchFilmFestival, festival online promovido pela Unifrance Films, que chega à sua 5ª. edição. A produção da nova geração de cineastas franceses será representada por 10 longas e 10 curtas-metragens, todos legendados em português, e que poderão ser acessados de 16 de janeiro a 16 de fevereiro no site myfrenchfilmfestival.com . Todas as produções “em cartaz” foram lançadas entre 2013 e 2014 em países francófonos, sendo que a seleção conta também com produções da Bélgica e do Canadá. Curtas e longas-metragens são totalmente gratuitos. Por serem filmes da nova geração francesa, muitos dos filmes são as primeiras produções de alguns cineastas. “O que é interessante nos primeiros filmes é que, muitas vezes, são autobiográficos e mostram experiências bastante pessoais”, diz Michel Gondry, presidente desta edição.  

Um dos destaques desta edição é o longa Respire, dirigido por Melanie Laurent (foto). Conhecida pela sua atuação como Shosanna em Bastardos Inglórios (2009), esse é o segundo longa da artista e estreou na Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2014.

Aos cinéfilos de plantão, descobrir novos cineastas e filmes independentes é uma “arte”: faz parte do prazer da cinefilia – o garimpo, a pesquisa, as viagens. Mesmo com o grande panorama dessa produção apresentado em festivais como Sundance, Tribeca e Berlinalle, a maior parte dos filmes ainda fica desconhecida mesmo do público mais especializado. Um festival online tem o caráter de ser muito mais abrangente e livre de fronteiras.

“Isso mantém o cinema vivo, eu penso. Tem filmes que não poderíamos ver se não fosse na internet”, ressalta o cineasta Michel Gondry, que também participou da seleção deste ano.

Em 2014, o Festival contabilizou mais de 4 milhões de visualizações (foram 750 000 em 2013) em 205 países e 13 idiomas diferentes. O Brasil ficou em quinto lugar do mundo. 

Neste ano, o festival tem apoio da Embaixada da França e promove ainda uma votação para eleger os filmes preferidos do público na categoria Lacoste Audience Award. Além disso, um júri formado por cineastas e jornalistas de todo o mundo se encontrará em Paris para escolher os vencedores nas categorias The Chopard Director Award e International Press Award. Ao todo, serão cinco as produções premiadas (três longas e dois curtas) que, a partir de Julho, poderão ser vistas também em voos da AirFrance. No canal do Youtube do festival é possível assistir às entrevistas com cineastas e atores que participaram dos filmes em competição.

 

Veja a seleção de filmes disponíveis em myfrenchfilmfestival.com

 

10 longas-metragens em competição

 

How I Came to Hate Math de Olivier Peyon

Eastern Boys de Robin Campillo

The Strange Color of Your Body’s Tears de Hélène Cattet e Bruno Forzani (Bélgica)

Les Gazelles  de Mona Achache

Hippocrates de Thomas Lilti

Miss and the Doctors de Axelle Ropert

Tristesse club de Vincent Mariette

A Place on Earth de Fabienne Godet

Respire de Mélanie Laurent

Vandal de Hélier Cisterne

 

Fora de competição

Hunting the Northern Godard de Éric Morin (Quebec)

Purple Noon de René Clément (versão restaurada)

 

10 curtas-metragens em competição

Aïssa de Clément Tréhin-Lalanne

Dip N' Dance de Hugo Cierzniak

Extrasystole de Alice Douard

Guy Moquet de Demis Herenger

A Town Called Panic: The Christmas Log de Stéphane Aubier and Vincent Patar (Bélgica)

La Virée à Paname de Carine May e Hakim Zouhani

Le Retour de Yohann Kouam

Les Insouciants de Louise de Prémonville

Molii de Hakim Zouhani, Yassine Qnia, Carine May and Mourad Boudaoud

Shadow de Lorenzo Recio

 

Fora de competição

An Extraordinary Person by Monia Chokri (Quebec)

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar