Movimento saudosista motiva pessoas a postarem fotografias de suas letras

Junto às imagens, comentários trazem histórias de infância, apoio à iniciativa, discussões sobre o jeito de escrever e o desaparecimento de cartas e bilhetes


Rita Albuquerque, do cmais+ Tech

04/03/15 16:18 - Atualizado em 04/03/15 17:56

A Letra das Pessoas (Foto: Reprodução)
À esquerda, a lista que motivou a ilustradora e quadrinista Clarinha Gomes a postar a mensagem da direita (Foto: Reprodução)

Um movimento saudosista está tomando conta das redes sociais desde o último domingo (1º). Pessoas de diversos cantos do Brasil têm postado no Instagram, no Facebook e no Twitter fotografias que exibem as suas letras com a hashtag #aletradaspessoas. Acompanhe o que está rolando no Facebook.

Tudo começou quando a ilustradora e quadrinista carioca Clarinha Gomes viu a fotografia de uma lista de compras escrita a próprio punho, postada pela amiga virtual Juliana Freitas. Na sequência, Clarinha publicou em seus perfis no Facebook e no Instagram a seguinte mensagem: “Com toda a sua cadência, particularidades, incongruências e hesitações... Eu adoro a letra #aletradaspessoas”.

A partir dos comentários e fotografias de seus próprios amigos, a iniciativa, que nunca teve a pretensão de se tornar um viral, ganhou força. Muitas vezes superproduzidas, as imagens trazem também histórias de infância, apoio ao movimento, discussões sobre o jeito de escrever e o desaparecimento de cartas e bilhetes pelo avanço das tecnologias. 

Para Clarinha, a agitação gerada por seu post vai além da aparência. “Eu acho que é uma busca pelo afeto que se perdeu um pouco em tempos de mensagens eletrônicas. E também uma forma de expressar identidade, uma espécie de selfie, que é a onda do momento. As pessoas estão precisando se reencontrar”, reflete em entrevista ao cmais+.

Em seu último post, ela comentou o resultado do movimento e divulgou o Tumblr de Marcelo Goltzman, que publica mensagens com letras cursivas em sua página. “Alguns me responderam com imagens, repassaram para amigos. As tags #‎aletradaspessoas e ‪#‎minhaletracursiva estão rodando pelo Facebook, lindas e soltas. Estou encantada!”, escreveu.  

Confira a repercussão no Instagram:

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas