John Lennon: The Bermuda Tapes

As últimas gravações do músico e suas impressões do período em que viveu nas ilhas Bermudas foram transformadas em aplicativo interativo para iPad e iPhone


Marília Fredini, do cmais+ Arte & Cultura

25/05/15 16:43 - Atualizado em 25/05/15 16:58

The Bermuda Tapes - John Lennon

 

O ano era 1980. Uma tempestade em alto mar não impediu o marinheiro de primeira viagem de chegar à Bermuda, arquipélago de colonização britânica no meio do Oceano Atlântico, a bordo de seu primeiro veleiro, para seu primeiro - e único - verão naquela ilha.

A distância e o próprio “tempo” do lugar se encarregavam do anonimato inicial e da paz necessária para John Lennon compor suas últimas músicas. Conversava com Yoko por telefone, às vezes. Passeava, ouvia os grilos, tocava. O sol era terno e as ruas amigáveis, transportavam Lennon de volta à Liverpool: a arquitetura colonial inglesa combinada com as cabines telefônicas vermelhas, a temperatura amena e o mar convidativo não poderiam nos remeter a outro lugar se não à uma versão paradisíaca da terra natal dos Beatles, como observou John McCarthy em seu artigo para o Telegraph.

John Lennon esteve em Bermuda por dois meses, compondo músicas para o álbum Double Fantasy, o último que viria a lançar em vida, em 1980. Foi um período de tranquilidade e descobertas, como ele descreve ao final de uma das faixas do álbum: as casas rosas e azuis, os navios passando e seus mergulhos diários do pier em Undercliff.

Fragmentos de músicas, imagens e percepções do artista compõem um material único, transformado em aplicativo interativo pela ONG Why Hunger, e disponível para download na iTunes Store. Os usuários do aplicativo ‘The Bermuda Tapes’ podem seguir os passos de John Lennon e mergulhar na atmosfera da ilha que inspirou os últimos trabalhos do músico, em uma combinação perfeita entre arte e tecnologia.

 

The Bermuda Tapes - Why Hunger


As receitas obtidas com o aplicativo serão revertidas para o projeto Imagine There’s No Hunger (‘Imagine que não haja fome’), da ONG norte-americana Why Hunger, que há 40 anos promove ações de desenvolvimento e distribuição de alimentos no território americano. Com forte apoio da comunidade de músicos desde sua fundação, a ONG, fundada por Harry Chapin, já teve como “embaixador” Bruce Springsteen e, com o apoio da Hard Rock International e de Yoko Ono já levou a campanha Imagine There’s No Hunger a mais de 20 países e arrecadou mais de US$ 5,6 milhões para o combate à fome infantil.

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar