Espaço Olavo Setúbal - Coleção Brasiliana Itaú

Cinco séculos de arte brasileira ganham exposição permanente em São Paulo


Arte & Cultura

12/12/14 19:15 - Atualizado em 12/12/14 19:20

15c. panorama rio de janeiro_dickson_nicolle_le capelain_1835_foto horst merkel

A partir de 13 de dezembro, as coleções Brasiliana Itaú e Itaú Numismática, que reúnem um dos mais completos acervos da produção artística sobre o país, desde o descobrimento até o início do século XX, ganha um local permanente de exposição ao público. As obras ficarão abrigadas no Espaço Olavo Setubal – Coleção Brasiliana Itaú, em dois andares da sede do Itaú Cultural, em São Paulo.

Ao todo serão expostas 1,3 mil obras, selecionadas curatorialmente entre os destaques das duas coleções em um recorte dos cerca de 10 mil itens reunidos somente nestes dois conjuntos. Elas retratam o país desde a chegada dos colonizadores e percorrem cinco séculos de história. Entre as peças a serem exibidas ao público estão o óleo sobre madeira Povoado numa planície arborizada, produzido por Frans Post entre 1670 e 1680 – primeira peça adquirida por Olavo Setubal para a coleção – e uma vasta seleção de gravuras de Rugendas, Debret, Chamberlain, Auguste Sisson, Schlappriz, Buvelot e Moreau, Bertichem e Emil Bauch, reproduzindo as primeiras paisagens vistas do país.

Os dois andares que abrigam o Espaço Olavo Setubal foram reestruturados com projeto especial de Daniela Thomas e Felipe Tassara para expor as obras da coleção. A curadoria da Brasiliana é de Pedro Corrêa do Lago e a de Numismática de Vagner Porto. “Com esta iniciativa, o Itaú traz a público de forma definitiva um dos acervos de maior valor histórico e artístico do Brasil”, diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

O Espaço Olavo Setubal apresenta, em nove módulos, peças iconográficas, imagens avulsas ou inseridas em álbuns, livros, documentos e mapas que retratam e revelam o Brasil e sua cultura. Os grandes artistas viajantes são representados em gravuras, pinturas, aquarelas ou desenhos originais, assim como as primeiras obras publicadas a respeito do país no exterior e álbuns iconográficos, impressos na Europa e em território nacional. As obras-primas da literatura brasileira também marcam presença, com exemplares de primeiras edições, muitas delas com dedicatória e ilustrações de nomes fundamentais da arte brasileira. Os conjuntos manuscritos não são menos importantes e trazem peças fundamentais da história e na literatura produzida no país ou sobre ele.

 

Raridades da Brasiliana

Além de Povoado numa planície arborizada, de Post serão apresentadas suas ilustrações para o relato conhecido hoje como Barleus (de Gaspar Barleus), um dos livros ilustrados europeus mais luxuosos do século XVII, e o primeiro a publicar imagens do Brasil. Além de ser o primeiro e, por quase dois séculos, o mais preciso e completo texto a respeito do país, o Barleus é considerado a mais importante obra ilustrada do período. Algumas gravuras foram retiradas do livro, sem prejuízo da encadernação, e são apresentadas nas paredes, acompanhadas de vídeos com as pinturas de Frans Post permitindo fazer uma comparação entre as imagens.

 

 

Destaques da Numismática

Moedas, medalhas, barras de ouro e condecorações, abarcam uma extensão temporal desde a entrada dos portugueses no Brasil até os dias atuais. Destacam-se as moedas obsidionais holandesas, as primeiras cunhadas em território brasileiro, em 1645 e 1646, no Recife, durante a invasão holandesa no nordeste do país.

Outro destaque data de 1695: o ensaio monetário Terra de Santa Cruz, cunhado na então recém fundada Casa da Moeda da Bahia. Na ocasião foram apresentados três modelos de moedas de prata no valor de 640 réis, para que se escolhesse qual deveria entrar em circulação no Brasil. Este ensaio não foi aprovado por apresentar o nome primitivo do país e a cruz do calvário. São conhecidos apenas dois exemplares no mundo.

 

Espaço Olavo Setubal – Coleção Brasiliana Itaú

Abertura: 13 de dezembro, a partir das 14h

Horário de funcionamento: De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h

Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h

Faixa etária: livre

Itaú Cultural - Av. Paulista, 149. Estação Brigadeiro do Metrô.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas