Escolas do estado de São Paulo recebem apresentação gratuita de ópera

Ao todo, 18 instituições públicas de ensino recebem o espetáculo “A Criada Patroa”


Ana Carolina Surita, do cmais+ Música

18/09/14 18:37 - Atualizado em 18/09/14 19:18

Ópera na escola - a criada patroa
Ao ver a carência de público consumidor de música erudita, a diretora de produção de ópera Cléia Mangueira e a diretora cênica Livia Sabag pensaram em disseminar essa cultura para outras pessoas. E as crianças de comunidades carentes foram às escolhidas para fazer parte do projeto ‘Ópera na escola’, que teve seu início em 2010 e continua até hoje com suas apresentações. “O projeto é muito positivo. Eles se sentam, assistem, e, para nossa surpresa, ficam compenetrados, se divertem e se deliciam com a história. O intuito foi fomentar essa ação cultural para comunidades carentes que não tem acesso à espetáculos de ópera. Realizar o projeto em escolas, que muitas vezes são os únicos equipamentos públicos ao alcance dessas pessoas, foi a maneira que encontramos de chegar tanto ao público estudantil, quanto à comunidade que mora no entorno”, diz Cléia.

De setembro até outubro, aos finais de semana, 18 escolas de São Paulo e interior receberão as apresentações, que têm entrada gratuita para as crianças e seus familiares. Nesta temporada, as pessoas poderão conferir a peça ‘A Criada Patroa’, que conta a história dos criados Serpina e Vespone. Os dois fazem de tudo para que seu patrão Uberto se apaixone pela empregada. A cantora Isabella Luchi, o barítono Marcio Marangon e o ator Rodrigo Manzelli compõem o elenco, que tem direção musical assinada por Fábio Bezutti.

O piano é o instrumento chave para a idealizadora Cléia Mangueira nas apresentações: “Em função das limitações orçamentárias, a parte orquestral foi reduzida ao piano, facilitando assim a circulação pelas cidades, já que a ideia é mostrar para comunidades diversas.  Aliás, o piano também é a maneira como ensaiamos uma ópera num teatro. Contamos com ele até os ensaios finais, antes de juntar o canto, a encenação e a orquestra”.

Desde 2010, cerca de 9 mil pessoas já assistiram os espetáculos eruditos. E o público vai desde bebês de colo, pois as mães estão acompanhando um irmão maior, até pessoas idosas. "Numa das nossas apresentações, uma Sra. de 87 anos veio nos dizer, emocionada, que até então não tinha tido a oportunidade de assistir a uma ópera, que estava feliz e que teve acesso ao material que foi disponibilizado à sua neta pela escola. Após a leitura, ela ficou surpresa, pois descobriu que, assim como ela, a ópera também tinha se originado na Itália", comenta Cléia.

O projeto também oferece para às escolas material pedagógico para ser trabalhado em sala de aula. Neste material são abordadas questões como a origem da ópera, tipos de vozes, instrumentos que acompanham uma orquestra, concepção do espetáculo, criação do cenário, figurino, entre outros.

Confira as datas e cidades que receberão as apresentações do projeto Ópera na Escola:

20/9 – São Caetano do Sul

11h00 – EE Padre Alexandre Grigolli

20/9 – São Paulo

15h00 – EE Dr. Genésio de Almeida Moura

21/9 – Cotia

11h00 – EM Prof Roberto Jorge Haddock Lobo Netto

15h00 – EE Tenente Ernesto Caetano de Souza

27/9 – Araçariguama

11h00 – EE Humberto Victorazzo

28/9 – Guarulhos

11h00 – EE Cidade Soimco II

15h00 – EE Profa Zilda Romeiro Pinto Moreira da Silva

11/10 – Pindamonhangaba

11h00 – EE Profa Antônia Carlota Gomes

15h00 – EE Profa Dirce Leopoldina Cintra Villas Boas 

12/10 – Araçariguama

11h00 – E.M.E.I.F Jorge Amado 

18/10 – Pindamonhangaba

11h00 – EE Prof Eunice Bueno Romeiro

15h00 – EE Profa Yolanda Bueno de Godoy

19/10 – São José dos Campos

11h00 – EE Eng. Edgar Mello Mattos De Castro

15h00 – EE Prof. Xenofonte Strabão de Castro

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas