Em turnê: A atitude libertária sugar rock de Thiago Pethit

Thiago Pethit circula repaginado pelos palcos com o seu novo disco “Rock’n’roll sugar darling” resgatando a atitude libertária do rock com ousadia


Marcio Moraes, do cmais+ Música

23/02/15 16:39 - Atualizado em 23/02/15 19:59

Thiago Pethit em tour com o disco Rock’n’roll sugar darling. (Foto: Marcio Moraes/Cmais+).
Thiago Pethit em tour com o disco Rock’n’roll sugar darling. (Foto: Marcio Moraes/Cmais+).

            Em turnê com seu novo disco Rock’n’roll sugar darling, lançado em novembro de 2014, o cantor Thiago Pethit traz toda a sensualidade, liberdade e atitude de suas canções para os palcos durante este ano. A turnê que começou em janeiro em São Paulo já tem datas divulgadas para março e abril, em Fortaleza/CE (20.3) e São Carlos/SP (16.4); Pethit afirma: isso é só o começo. “Os meus discos sempre nascem do meu processo de turnê [...], eu gosto mesmo é de estar no palco, eu sinto que o palco é o local onde eu posso ser o que eu sonho para mim, onde minhas fantasias se realizam”, disse Pethit em entrevista para o portal Cmais.

            Com o ícone de Andy Warhol e Lou Reed abrindo seu disco, o ator Joe Dellesandro faz uma convocação para Pethit: “O povo precisa de um superstar com pés no chão [...], um anjo das ruas”, é a persona que Joe invoca e logo em seguida convida Pethit a nos mostrar um pouco de seu rock libertário açucarado. Para Pethit, este rock’n’roll que surgiu da sua turnê anterior do álbum Estrela decadente, mas que fora preciso tomar forma nas canções do novo álbum, é a junção de várias referências e vivências. “É como se eu tivesse visto tantos artistas: Mick Jagger, Jim Morrison, Lou Reed, Caetano Veloso, artistas que de alguma forma tiveram esta atitude rock’n roll e acho que estudei tanto eles sem saber, apenas apreciando, sinto que de alguma forma esta persona Rock’n’roll sugar darling é o resultado deste aprendizado, sinto que há um pouco de cada uma dessas personalidades”, conta Pethit sobre suas influências. 

            Em seu show, Pethit nos traz para um ambiente próximo do clima da cena underground do rock americano dos anos 70 mas conectado com o aqui-agora, nos atiça com suas letras provocantes e brinca com uma mistura dos idiomas, hora português, hora inglês, que deixa claro este rock antropofágico que estávamos vivenciando. “Quando eu terminei Romeo eu entendi o que eu queria fazer com esta música [...] eu entendi que eu estava em busca de uma música que fosse sexy mas que de certa forma pudesse ser uma música romântica, uma música de amor, uma balada e isso de certo forma contém poesia, mas que também pudesse ser safada e que pudesse ter palavrões no meio da letra”, e completa: “Eu me lembro de escrever para o Helio Flanders que escreveu a música comigo, dizendo: ‘Helio, eu compus a letra em inglês, coloquei um monte de palavrões, mas em português não consigo dizer’ [...] e fiquei pensando, que com exceção do funk, como expressões que já usamos há muito não estão presentes na música brasileira.”

            Pethit pensa para além da música, pensa também a imagem. Um bom exemplo são as footages disponíveis no site de vídeos youtube com todas as músicas do disco disponibilizadas online. “Porque não aproveitar esta possibilidade que o site oferece? Ao invés de apenas disponibilizar a música com a capa do disco?” questiona Pethit, que diz também que é uma forma de vender seu peixe nos dias atuais. 

Dando sequência a sua tour, Thiago Pethit se apresentou no Asteroid Bar em Sorocaba/SP, no último sábado, 21 de Fevereiro, e no parque Villa-Lobos em São Paulo, no último domingo, 22 de Fevereiro. (Foto: Marcio Moraes/Cmais+).
Dando sequência a sua tour, Thiago Pethit se apresentou no Asteroid Bar em Sorocaba/SP, no último sábado, 21 de Fevereiro, e no parque Villa-Lobos em São Paulo, no último domingo, 22 de Fevereiro. (Foto: Marcio Moraes/Cmais+).

            Pethit mostra em seu corpo este espirito libertário do rock no palco que se desdobra em voz e movimento, demonstra ser um artista independente conectado ao presente, as novas mídias. E o que o futuro lhe reserva? Como disse Pethit, apenas a experiência desta nova turnê poderá dizer.  Confira as músicas do novo álbum gratuitamente e as datas dos próximos show no site do cantor.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas