Em novo projeto, Vila Sésamo ensina educação financeira às crianças

Com o tema “Sonhar, Planejar, Alcançar”, parceria entre a TV Cultura, a Sesame Workshop, a Metlife Foundation e a DSOP Educação Financeira pretende impactar cerca de 15 mil famílias brasileiras em 3 anos


Camila Lopes, do cmais+ Especiais

16/04/15 16:43 - Atualizado em 17/04/15 18:58

Jorge Baxter com a Bel e o Come-Come
Bel e Come-Come interagiram com Jorge Baxter, Diretor Regional da Sesame Workshop na América Latina, durante apresentação do projeto (Foto: Jair Magri)

Falar em educação financeira parece sempre um assunto denso, que pouco pode interessar às crianças por ser um tema complexo até para adultos. No entanto, o novo projeto da Vila Sésamo, apresentado na manhã desta quinta-feira (16), na TV Cultura, pretende introduzir o assunto aos pequenos de forma lúdica por meio de conteúdo multimídia. Com o tema “Sonhar, Planejar, Alcançar”, a iniciativa é uma parceria da Sesame Workshop, Metlife Foundation, DSOP Educação Financeira, com apoio da Fundação Padre Anchieta (FPA). A meta é promover a educação financeira para crianças de 3 a 6 anos e capacitar 15 mil famílias até 2018. “À primeira vista, parece assustador falar para crianças dos 3 aos 6 anos sobre o tema, mas é mais um ponto importante para a formação desse cidadão. E por que não incluir a criança nisso, de acordo com a linguagem que ela pode entender e contribuir?", declarou Rita Okamura, Assessora de Projetos Especiais da FPA.

O objetivo é abordar o tema de forma criativa para estabeler um diálogo entre as crianças e as famílias e enraizar desde a infância a necessidade de planejamento para alcançar sonhos, formando cidadãos que sejam capazes de fazer planos, tomar decisões conscientes e administrar recursos. “Os benefícios de aprender sobre educação financeira vão além do impacto econômico, vão a outras dimensões. É preciso aprender a definir metas, planejar, fazer escolhas, adquirir conhecimento e pensar em como ajudar a família, por exemplo”, explica Jorge Baxter, Diretor Regional da Sesame Workshop na América Latina. O projeto conta com conteúdo multimídia adequado ao interesse das crianças, incluindo jogos online, história em quadrinhos, clipes musicais, atividades, guias de orientação, entre outras novidades. “Nossa abordagem busca incorporar as atividades relacionadas à formação financeira nas práticas diárias, contribuindo para o diálogo correto e divertido entre crianças e adultos sobre temas complexos”, complementou Baxter durante a apresentação do projeto.

Diante da realidade social brasileira, em que muitas pessoas vivem com poucas condições financeiras, o projeto pretente ensiná-las a planejar, poupar e mostrar que mesmo com pouco é possível alcançar os sonhos e os planos. “A triste verdade é que a maioria das famílias enfrenta desafios e incertezas econômicas. Crianças e famílias vivem em situação de pobreza e nunca tiveram a oportunidade de desenvolver as ferramentas básicas e necessárias para administrar e projetar o futuro”, declarou Baxter. No Brasil, o projeto "Sonhar, Planejar, Alcançar" percorrerá nove cidades brasileiras nos próximos 3 anos e pretende chegar em outros 10 países.

Oficina Árvore dos Sonhos

Crianças participaram da oficina Árvore dos Sonhos
Crianças participam da oficina Árvore dos Sonhos com os educadores da Dsop Educação Financeira (Foto: Jair Magri)

O evento de apresentação na TV Cultura contou com a colaboração da educadora Ana Rosa Vilcher, da DSOP Educação Financeira, para realizar uma oficina sobre os sonhos das crianças. O objetivo era montar uma árvore de sonhos coletivos, individuais, materiais e imateriais. Cada um recebeu a ilustração de uma folha para desenhar os seus sonhos e depois colá-la em uma árvore. “Eu quero ser um Ninja!”, disse o pequeno João. “Não quero me separar da minha família”, disse Isabela, ao ser questionada sobre qual é o seu sonho. Luiza pediu “um par de tênis e patinete”. O pequeno Gabriel fez um desejo para todos: “Eu queria que todo mundo tivesse uma casa”.

Assista ao vídeo:

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas