Edição 2015 do Festival Varilux de Cinema Francês traz diretores do aclamado filme Intocáveis e filme de abertura do festival de Cannes

De 10 a 17 de junho, público brasileiro poderá assistir às atualidades da produção cinematógrafica francesa em mais de 50 cidades


Redação cmais+ Cinema

09/06/15 17:12 - Atualizado em 09/06/15 19:20

varilux

Olivier Nakache e Eric Toledano levaram mais de 40 milhões de espectadores no mundo ao cinema em 2011, entre os quais 1,1 milhão no Brasil, com o sucesso de bilheteria Intocáveis. Em 2015, eles desembarcam no país para participar do Festival Varilux de Cinema Francês e apresentar o mais recente trabalho, Samba, repetindo dobradinha com o ator Omar Sy, que superou a marca de três milhões de espectadores na França.
 
A edição deste ano do evento, que acontece de 10 a 17 de junho, promete bater vários recordes; além do número de cidades aumentar para 50 (80 cinemas), o festival pretende chegar a todas as capitais brasileiras com grandes novidades do cinema francês. A meta de público também cresce: a expectativa é levar mais de 110 mil pessoas aos cinemas em uma semana para assistir aos 16 filmes em cartaz, um acréscimo de 10% em relação a 2014.
 
Apenas um mês após o maior evento de cinema do mundo, o Varilux traz para o público brasileiro o filme de abertura do festival de Cannes: De Cabeça Erguida, com Catherine Deneuve e Benoît Magimel. A diretora Emmanuelle Bercot, segunda mulher a abrir o festival de Cannes, virá ao Brasil para apresentar o longa.
 
Na programação, também estão confirmados a comédia Que mal eu fiz a Deus? ,de Philippe de Chauveron, fenômeno de bilheteria na França em 2014 com mais de 15 milhões de espectadores; Gemma Bovery – A Vida Imita a Arte, de Anne Fontaine, uma divagação contemporânea sobre o romance Madame Bovary; Papa ou Maman, de Martin Bourboulon, comédia politicamente incorreta sobre um divórcio à francesa; e Asterix e o Domínio dos Deuses, de Louis Clichy, primeira animação em computação gráfica e 3D baseada em histórias em quadrinhos.
 
Em solo brasileiro, Nakache e Toledano terão a companhia dos galãs franceses Pio Marmai e Tahar Rahim, respectivamente no elenco dos filmes Beijei uma Garota e Samba, do ator Noom Diawara e do diretor Philippe de Chauveron, de Que mal eu fiz a Deus?, e dos diretores Anne Fontaine (Gemma Bovery – A Vida Imita a Arte), Audrey Dana (O Que as Mulherem Querem), Cécile Telerman (Os Olhos Amarelos de Crocodilos), Emmanuelle Bercot (De Cabeça Erguida), Martin Bourboulon (Papa e Maman) e do ator Patrick Bruel (Sexo, Amor e Terapia).
 
Com produção da Bonfilm, o evento conta também com as atividades paralelas, como Oficina Franco-Brasileira de Roteiros, que neste ano vai para sua quarta edição, com apoio direto da Riofilme e ABPITV, exibições ao ar livre e gratuitas na concha acústica da UERJ, sessões populares distribuídas por diferentes espaços alternativos do Rio de Janeiro, como a Arena Dicró, Masterclasses de direção com Anne Fontaine com entrada franca, e ação educativa que levará exibições gratuitas para escolares em mais de 15 cidades.
 
Repetindo o sucesso do ano passado, o festival exibirá ainda um grande clássico francês. O escolhido da vez é o filme O Homem do Rio, de Philippe de Broca, clássico lançado em 1964, com Jean-Paul Belmondo e Françoise d'Orléac, que será apresentado como parte das comemorações dos 450 anos da Cidade Maravilhosa.
 
E também, como é perfil da mostra, haverá uma retrospectiva, dessa vez, em homenagem a um dos mais promissores atores da atualidade na França, o Pio Marmai. Serão seis títulos em exibição no Instituto Moreira Salles (RJ) e Museu da Imagem e do Som (SP), incluindo o grande sucesso Alyiah, de Elie Wajeman, Um Amor em Paris, de Marc Fitoussi, e O Primeiro Dia do Resto da Tua Vida, de Rémy Bezançon.
 
O Festival Varilux já se consolidou como o primeiro festival de cinema com abrangência nacional, fazendo parte do calendário cultural do Brasil. Para Arnaud Ribadeau Dumas, presidente no Brasil da Essilor/Varilux - multinacional francesa fabricante exclusivo das lentes multifocais Varilux® e do antirreflexo Crizal® -, empresa que patrocina o evento desde a primeira edição, o objetivo da companhia em incentivar e disseminar a cultura no Brasil está, a cada ano, sendo alcançado. “Há mais de uma década apostamos nessa iniciativa. Assistir o avanço e a ampliação de sua abrangência Brasil a fora, inclusive em cidades fora dos grandes centros, nos dá a certeza de que fizemos a coisa certa”, afirma o presidente.
 
Segundo o diretor da Bonfilm e do festival, Christian Boudier, o Varilux já se tornou um dos principais eventos de cinema do país. “O festival é um dos mais aguardados pelo público brasileiro, além de ser um dos mais eficientes para promover a cultura e a imagem da França no Brasil”.
 
LISTA DE FILMES DO FESTIVAL
 
Asterix e o Domínio dos Deuses (Asterix – Le Domaine des Dieux) De Louis Clichy, com Roger Carel, Guillaume Briat, Lorànt Deutsch. 2014 – Animação 3D – Aventura – Comédia – 1h26
Distribuição no Brasil: Bonfilm
 
O imperador romano Júlio César sempre quis derrotar os irredutíveis gauleses, mas jamais teve sucesso em seus planos de conquista. Até que, um dia, ele resolve mudar de estratégia. Ao invés de atacá-los, passa a oferecer os prazeres da civilização aos gauleses. Desta forma, Júlio César ordena a construção da Terra dos Deuses ao redor da vila gaulesa, de forma a impressioná-los e, assim, convencê-los a se unir ao império romano. Só que a dupla Asterix e Obelix não está nem um pouco disposta a cooperar com os planos de César.
 
Beijei uma Garota (Toute Première Fois) De Noémie Saglio e Maxime Govare com Pio Marmai, Frank Gastambide, Camille Cottin
2015 – Comédia – 1h30
Distribuição no Brasil: California Filmes
Jéremie, 34 anos, surge em um apartamento desconhecido ao lado de Adna, uma adorável sueca. O início de um conto de fadas? Parece improvável, dado que Jérémie está prestes a se casar...com Antoine.
 
Gemma Bovery – A Vida Imita a Arte (Gemma Bovery) De Anne Fontaine, com Gemma Arterton, Fabrice Luchini, Jason Flemyng
2014 – Comédia dramática – 1h39
Distribuição no Brasil: Mares Filmes
A inglesa Gemma Bovery se muda com o marido para uma pequena cidade francesa. A vida de casada a entedia. Martin Joubert e sua esposa, uma mulher com uma vida muito sofrida, acabam de chegar na cidade. Eles procuram fugir do caos de Paris. Martin fica totalmente encantado com a beleza e o jeito de Gemma, o que os leva ao adultério.
 
Hipócrates (Hippocrate) De Thomas Lilti, com Reda Kateb, Vincent Lacoste, Jacques Gamblin
2014 – Comédia dramática – 1h42
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Benjamin tem certeza que será um grande médico, mas sua primeira experiência como residente é um fracasso. O pai, também médico, não o ajuda, o parceiro estudante demonstra ser muito mais hábil e a responsabilidade pesa. Sob pressão, Benjamin testa seus limites e encara a vida adulta.
 
De Cabeça Erguida (La Tête Haute)
De Emmanuelle Bercot, com Rod Paradot, Catherine Deneuve, Benoît Magimel
2015 – Comédia dramática – 2h
Distribuição no Brasil: Mares Filmes
Sinopse: Desde os seis anos de idade, Malony comete pequenos delitos e tem problemas com a polícia. Durante toda a sua adolescência, um educador e uma juíza especializada na infância tentam salvá-lo.
 
Na Próxima, Acerto no Coração (La Prochaine Fois Je Viserai Le Coeur) De Cédric Anger, com Guillaume Canet, Ana Girartod, Jean-Yves Berteloot
2014 – Drama policial – 1h51
Distribuição no Brasil: California Filmes
Fim da década de 1970. Uma série de ataques assusta a região de Oise, na França: um maníaco que persegue jovens mulheres aleatórias. Franck (Guillaume Canet), policial tímido e de vida pacata, é designado para investigar o caso e, na verdade, sabe mais dos crimes do que qualquer um poderia imaginar.
 
O Diário de uma Camareira (Journal D'une Femme De Chambre) De Benoît Jacquot, com Léa Seydoux, Vincent Lindon, Clotilde Mollet
2015 – Drama – 1h35
Distribuidora no Brasil: Mares Filmes
Ano de 1900. Célestine, uma jovem camareira, que é muito cobiçada por conta de sua beleza, acaba de chegar de Paris para trabalhar para a família Lanlaire. Enquanto foge dos avanços de seu mestre, ela deve lidar com a rigorosa personalidade de Madame Lanlaire, que governa o lar com um punho de ferro. Ao mesmo tempo, Célestine conhece Joseph, um misterioso jardineiro que está profundamente apaixonado por ela.
 
O Homem do Rio (L’homme de Rio) De Philippe de Broca, com Jean-Paul Belmondo, Françoise Dorléac, Jean Servais.
1964 –Aventura, Comédia – 1h52
Um grupo de ladrões planeja o roubo de uma relíquia amazônica do Museu do Homem, em Paris. O crime gera uma série de aventuras que envolvem drogas, morte e sequestro. Agnes (Françoise Dorléac), a filha de um homem assassinado, é sequestrada, drogada e enviada para o Rio de Janeiro em um avião. O seu namorado Adrien (Jean-Paul Belmondo), um soldado, procura a amada, começando uma jornada, que terá como cenários o Rio de Janeiro, Brasília e a Amazônia.
 
O Preço da Fama (La Rançon De La Gloire) De Xavier Beauvois, com Benoît Poelvoorde, Roschdy Zem, Séli Gmach
2014 – Drama – 1h54
Distribuição no Brasil: Mares Filmes
Ao sair da prisão, Eddy é saudado por seu amigo Osman. As vésperas do Natal, a falta de dinheiro se agrava. Além disso, quando a televisão anuncia a morte do comediante Charlie Chaplin, Eddy tem uma ideia: roubar o caixão do ator e pedir um resgate a família!
 
O Que as Mulherem Querem (Sous Les jupes des Filles) De Audrey Dana, com Isabelle Adjani, Alice Belaïdi, Laetitia Casta
2014 – Comédia - 1h56
Distribuidor no Brasil: Mares Filmes/ Elle Driver
Esta comédia se passa no primeiro mês de primavera, acompanhando as histórias amorosas de onze mulheres diferentes. Umas são esposas, outras são as melhores amigas, as amantes, as empresárias... Cada uma se envolve em um novo caso, com os homens de suas vidas, ou simplesmente com algum desconhecido encontrado por acaso.
 
Os Olhos Amarelos dos Crocodilos (Les Yeux Jaunes Des Crocodiles) De Cécile Telerman, com Julie Depardieu, Emmanuelle Béart, Patrick Bruel.
2014 – Comédia dramática - 2h02
Distribuidora no Brasil: Mares Filmes/Elle Driver
Duas irmãs têm uma relação conflituosa: Iris leva uma vida fútil e luxuosa, sem trabalhar, já Joséphine trabalha como pesquisadora da Idade Média, mas não tem o reconhecimento da família, e acaba de passar por uma ruptura amorosa. Um dia, para impressionar a família, Iris diz que está escrevendo um livro, justamente sobre uma pesquisadora da Idade Média. Para sustentar a mentira, ela pede a Joséphine que escreva um livro de verdade, deixando a irmã levar o mérito em troca de dinheiro. Quando o livro inesperadamente obtém sucesso, as duas irmãs entram em rota de colisão.
 
Papa ou Maman De Martin Bourboulon, com Marina Foïs, Laurent Lafitte, Alexandre Desrousseaux, Anna Lemarchand, Achille Potier
2015 – Comédia– 1h25
Distribuição no Brasil: Tucuman Filmes
Florence e Vincent Leroy formam um casal bem-sucedido. Têm bons empregos, filhos maravilhosos e um casamento perfeito. Mas quando os dois recebem uma promoção dos sonhos no trabalho, tudo começa a mudar e a vida em conjunto se transforma em um pesadelo. Em pé de guerra, eles decidem se separar e vão fazer de tudo para não ter a guarda das crianças.
 
Que Mal eu Fiz a Deus? (Qu'est Ce Qu'on A Fait Au Bon Dieu?) De Philippe de Chauveron, com Christian Clavier, Chantal Lauby, Ary Abittan.
2014 – Comédia – 1h37
Distribuição no Brasil: Europa Filmes
O casal Verneuils tem quatro filhas. Católicos, conservadores e um pouco preconceituosos, eles não ficaram muito felizes quando três de suas filhas se casaram com homens de diferentes nacionalidades e religiões. Quando a quarta anuncia o seu casamento com um católico, o casal fica nas nuvens e toda a família vai se reunir. Mas logo eles vão descobrir que nem tudo é do jeito que eles querem.
 
Samba (Samba) De Eric Toledano e Olivier Nakache, com Omar Sy, Charlotte Gainsbourg, Tahar Rahim
2014 – Comédia dramática – 2h00
Distribuidora no Brasil: California Filmes
Samba é um imigrante do Senegal que vive há dez anos na França e, desde então, tem se mantido no novo país às custas de empregos pequenos. Alice, por sua vez, é uma executiva experiente que tem sofrido com estafa devido ao seu trabalho estressante. Enquanto ele faz o possível para conseguir os documentos necessários para arrumar um emprego digno, ela tenta recolocar a saúde e a vida pessoal no trilho, cabendo ao destino determinar se eles estarão juntos nessa busca em comum.
 
Sexo, Amor e Terapia (Tu Veux ou Tu Veux Pas) De Tonie Marshall, com Sophie Marceau, Patrick Bruel, André Wilms
2015 – Comédia romântica – 1h28
Distribuição no Brasil: Mares Filmes
Esta comédia mostra um encontro inesperado: Judith é uma mulher que vive abertamente a sua sexualidade, mantendo caso com diversos homens; já Lambert é um viciado em sexo que tenta justamente pensar em outra coisa e conter seus desejos. Mas quando Judith passa a trabalhar com assistente no consultório de Lambert, a situação não vai ficar muito fácil para nenhum dos dois.
 
Sobre Amigos, Amor e Vinho (Barbecue) De Éric Lavaine, com Lambert Wilson, Franck Dubosc, Florence Foresti, Guillaume de Tonquedec, Lionel Abelanski
2014 – Comédia – 1h38
Distribuição no Brasil: Tucuman Filmes
Pelo seu aniversário de 50 anos, Antoine recebeu um presente bem original: um infarto! A partir de agora, ele terá que se cuidar. O problema é que Antoine sempre cuidou de tudo: da saúde, da alimentação, da família, de não magoar os amigos e concordar com tudo. Mesmo assim, ele aceita encarar um novo regime e, na tentativa de mudar de vida, ele vai acabar mudando a dos outros também.
 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar