Dia Internacional da Mulher

Data foi escolhida para homenagear as operárias que lutavam por igualdade de direitos e melhores condições trabalhistas em 1857


Arte & Cultura

06/03/15 19:04 - Atualizado em 07/03/15 21:13

O dia 8 de março foi escolhido como o Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias que lutavam por igualdade de direitos e melhores condições trabalhistas em 1857. Em resposta à manifestação, elas foram trancadas e incendiadas na fábrica em que trabalhavam.

De lá para cá, é impossível contabilizar quantos casos de repressão e violência ocorreram com mulheres. Quantas foram humilhadas por serem mulheres? Quantas se calaram por medo de serem julgadas só por serem mulheres? Quantas vítimas foram colocadas como culpadas só pelo fato de serem mulheres? Quantas estão hoje na luta pelos direitos da mulher?

A data que homenageia a beleza e a força de toda mulher deve servir também para refletirmos sobre a dignidade e igualdade entre os sexos. É um dia para celebrar. Celebrar mais que beleza. Celebrar a força que a uma mulher carrega dentro de si. Força desconhecida por alguns e julgada por muitos.

A mulher cresceu diante de um preconceito que ainda é real, e demonstrou sua necessidade de libertação, de aumentar a participação, de aumentar os seus direitos diante da sociedade.

Por todas as mulheres que são julgadas, discrimadas e violentadas; pelas que buscam seus direitos e, acima de tudo, querem respeito, é que incentivamos esse debate. Para o Dia Internacional da Mulher, selecionamos 8 mulheres que se destacaram recentemente ao expor preconceitos e padrões que devemos combater em busca de uma sociedade mais justa para a mulher no Brasil e no Mundo. 

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar