Curso e oficina gratuitos instruem futuros DJ’s no Sesc Santana

Jefferson Scratchj mostra a receita para se tornar um profissional de excelência e ensina a primeira lição de discotecagem com exclusividade


Rita Albuquerque, do cmais+ | imagens Thiago Carvalho | arte Homero Esteves | edição de vídeo Clarice França Arte & Cultura

15/10/14 16:52 - Atualizado em 15/10/14 18:16

Oficina Hey DJNos meses de outubro e novembro, o Sesc Santana firma uma parceria com o DJ Jefferson Scratchj para promover o curso Disc Jockey e a oficina Hey DJ!, que, em geral, pretendem explorar as técnicas e recursos musicais relativos à discotecagem dos anos 60 até hoje.

Mais completo, o curso é direcionado a quem deseja conhecer os métodos de mixagem por meio de pickup – mesa de comando utilizada pelos profissionais da área -, além de softwares específicos. Segundo Scratchj, “as aulas são mais voltadas para quem quer seguir carreira. Os alunos vão aprender sobre a história dos DJ's, como montar os equipamentos, fazer as técnicas. É claro que eles não sairão totalmente prontos, mas, se quiserem, poderão investir nisso”.

O especialista conta que uma das primeiras perguntas dos alunos inscritos no curso é em relação ao custo do equipamento, que no Brasil chega a R$ 18 mil. "É caro, mas não é fundamental no início. Os novos recursos também salvam muitos DJ’s. Hoje é possível fazer uma festa com apenas dois discos e um notebook”, esclarece.

Com outro foco, a oficina é uma vivência introdutória para iniciantes, sem estar necessariamente vinculada ao âmbito profissional. “É um curso livre. O garoto vem jogar bola no Sesc, decide fazer uma aula e acaba ficando para aprender. Geralmente, a pessoa que chega até o toca discos não vai mais embora”, brinca o professor.

Tanto o curso Disc Jockey como a oficina Hey DJ! recebem pessoas de todas as idades. “Desde crianças que não sabem o que são os vinis até os idosos, que têm verdadeiras discotecas em casa e não fazem uso do material por estarem com suas vitrolas quebradas, por exemplo”, conclui.  

Nas palavras de Scratchj, a receita para se tornar DJ não é de todo simples: aptidão, estudo e flexibilidade. “A forma como o aluno posiciona a agulha no disco já me mostra se ele leva jeito. E, claro, é preciso saber que a música não tem fronteiras. Com o tempo a pessoa define seu estilo, no entanto seu papel é manter a pista acesa. No mínimo, tem que ser eclético”.

Ainda na visão do professor, o reconhecimento de sua área de atuação é recente e motiva o desenvolvimento da mesma. “Só quem está deste lado da bancada sabe que não somos apertadores de botões. Para ser sincero, houve um tempo em que eu me definia como músico em hotéis... Hoje eu tenho orgulho em falar que sou DJ, uma profissão como a dos engenheiros e a dos arquitetos”, desabafa.  

Assista à entrevista com o DJ Scratchj e aprenda as primeiras lições de discotecagem:

Curso e oficina sobre o universo musical dos DJ’s no Sesc Santana

Curso Disc Jockey

Quando: De 07 de outubro a 25 de novembro. Terças, das 19h30 às 21h30.
Quanto: Gratuito.
Classificação: livre.

Oficina Hey DJ!

Quando: De 18 a 26 de outubro. Sábados e domingos, das 15h às 18h.
Quanto: Gratuita.
Classificação: livre.

Onde: Av. Luiz Dumont Villares, 579, Jd. São Paulo – São Paulo.
Informações: (11) 2971-8700. 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas