Como Castelo Rá-Tim-Bum inovou na televisão brasileira

Museu da Imagem e do Som (MIS) monta exposição que trata a série como façanha artística


Rita Albuquerque, do cmais+ | imagens Clarice França | produção Marília Fredini | edição de vídeo Claudio Tibérius | foto Jair Magri Arte & Cultura

16/07/14 14:16 - Atualizado em 12/09/14 17:59

luciano-sergio-exposicao“Obra de arte (s.f.). obra em que a utilização da técnica e o uso dos materiais estão a serviço de comunicar a visão pessoal do artista e de suscitar uma emoção estética no receptor.” Se é para levar a sério a definição do Dicionário Houaiss, Castelo Rá-Tim-Bum é uma obra de arte não datada da televisão brasileira.

Inovadora tanto para o ano de seu lançamento, em 1994, como para os dias hoje, a série, criada por Cao Hamburger e Flávio de Souza, conquistou uma geração de fãs imersos em um universo que alia formação, fantasia e comédia. Na visão de Sérgio Mamberti, intérprete do Doutor Victor, Castelo Rá-Tim-Bum é um clássico por ter nascido de uma visão viva, construída a partir de um trabalho lúdico e intelectual, e também pela consciência de seu importante papel.

A série traz uma explosão de criatividade que estimula o imaginário das crianças sem subestimá-las. Com uma proposta pedagógica diferente, ela preenche as lacunas do que é ensinado nas escolas e, de modo simples, enfoca a complexidade do que é viver. Segundo Cao Hamburger, o conteúdo era pensado para cidadãos em formação, os quais poderiam absorver valores fundamentais transmitidos por meio da narrativa e dos quadros complementares. “Esse parecer é muito próximo ao que preparei para Que Monstro Te Mordeu?, em breve na tela da TV Cultura”.  

Para Marcelo Tas, intérprete do antenado Telekid, há pelo menos 20 anos a TV aberta passa por um período estéril no que diz respeito à programação infantil. “Retomar esse tipo de produção é uma tarefa árdua e que merece atenção”, afirma o apresentador.

Exposição

Concebida pela equipe do Museu da Imagem e do Som (MIS) com apoio da Fundação Padre Anchieta, Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição tem a curadoria de André Sturm, diretor do local e dono do Cine Belas Artes, junto aos assistentes Renan Pessanha Daniel e Gabrielle Araújo. “Esta é a primeira mostra desenvolvida totalmente pela equipe do MIS, é uma oportunidade para o público ver de perto as personagens e o grande acervo do programa em uma experiência interativa e sensorial”, avalia André.

O diretor conta ainda que a ideia surgiu da vontade de dar destaque a um produto essencialmente brasileiro, passados 20 anos de sua criação e produção. A mostra ocupa o primeiro e o segundo andar do MIS e guarda surpresas em sua expografia, que apresenta, de forma lúdica, mais de dez ambientes do Castelo. “Recriamos cada cômodo para que os fãs da série realizem o desejo de reviver a história de modo concreto e também para atrairmos mais fãs”, diz. O realismo fica a cargo dos objetos, figurinos e bonecos restaurados pelos artistas que os criaram na década de 90.  

30 de julho - Cerca de 23 mil pessoas já visitaram Castelo Rá-Tim-Bum - A exposição desde a sua estreia, em 16 de julho. A média é de 2.200 pessoas por dia, o que supera as mostras de Stanley Kubrick e de David Bowie, também realizadas neste ano. Segundo a assessoria de imprensa do Museu da Imagem e do Som (MIS), ambas receberam 80 mil visitantes nos três meses de exibição. Para André Sturm, diretor do espaço cultural, a expectativa é que até o término da exposição do Castelo, em 16 de novembro, mais de 150 mil tenham passado pelos mais de dez ambientes da série que foram reproduzidos. 
 
O sucesso da montagem levou a equipe do Museu a ampliar o horário de funcionamento do local e a repensar as estratégias adotadas para a venda de ingressos: "agora é possível adquirir o ticket para horários específicos. Há pessoas que compram na parte da manhã e retornam no fim da tarde, por exemplo". Ainda segundo a assessoria, a medida tem contribuído para a diminuição de filas tão demoradas como as que eram vistas na primeira semana do evento. Para os ansiosos, no entanto, chegar às 4h aos fins de semana ainda é a garantia de conhecer o Castelo reconstruído na Avenida Europa.

 

Castelo Rá-Tim-Bum - A exposição

Em cartaz de 16 de julho a 25 de janeiro.
De terça a sexta, das 11h às 21h; sábados, das 09h às 23h; domingos e feriados, das 09h às 20h.
O Museu da Imagem e do Som (MIS) fica na Avenida Europa, 158, Jardim Europa - São Paulo.
Para saber mais, acesse o Guia da Cultura

  

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas