Cisne Negro Cia. de Dança firma parceria exclusiva com a Orquestra Bachiana SESI-SP para a 31ª edição de O Quebra-Nozes

Sob a regência dos maestros João Carlos Martins e John Boudler, solistas da Argentina, do Chile, do Rio de Janeiro e grande elenco compõem o espetáculo


Rita Albuquerque, do cmais+ | edição de vídeo Marília Fredini | arte Homero Esteves Arte & Cultura

10/12/14 17:48 - Atualizado em 11/12/14 17:47

O Quebra-Nozes 2014
Elenco de bailarinos que dançam "A Valsa das Flores" em O Quebra-Nozes (Foto: Rita Albuquerque)

A chegada do Natal anuncia também o começo da temporada do espetáculo de ballet O Quebra-Nozes, produzido pela Cisne Negro Cia. de Dança há 31 anos. Entre os dias 11 e 21 de dezembro, o público assistirá às apresentações com direção artística e de ensaios de Hulda e Dany Bittencourt, respectivamente, com a colaboração dos ensaiadores Sérgio Marshall, Toshie Kobayashi e Patrícia Alquezar, além da assessoria da bailarina brasileira Ana Botafogo.

Neste ano, a novidade fica a cargo dos maestros João Carlos Martins e John Boudler, que regem a Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP no espetáculo do dia 14 de dezembro, às 18h. “É um trabalho insano para uma apresentação única, mas estamos fazendo o projeto da forma mais bonita possível”, afirma Boudler. O evento sela o início de uma parceria entre a Fundação Bachiana e a Cisne Negro, com aulas de violino e ballet previstas para 2015 na periferia da Grande São Paulo.  

Também convidados, os solistas Karen Mesquita e Cícero Gomes, 1os Bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, apresentam-se entre os dias 11 e 14 de dezembro. De 17 a 21, último dia da temporada, é a vez dos argentinos Nadia Muzyca e Federico Fernández, 1os Bailarinos do Teatro Cólon, em Buenos Aires, na Argentina.  

Um conto de Natal

Encenado em dois atos, o ballet conta a história de Clara, uma menina que ganha muitos presentes na noite de Natal e se encanta de maneira especial por um deles, o boneco quebra-nozes. Quando sua família vai dormir, ela vai à sala brincar, adormece e entra num mundo de fantasias. Lá, os brinquedos ganham vida, dançam, lutam, viajam para O Reino das Neves e O Reino dos Doces, onde a garotinha e seu príncipe são homenageados com danças típicas de vários países e com o pas-de-deux da Fada Açucarada.

A criação de O Quebra-Nozes foi inspirada na adaptação francesa de um trecho do conto Nussknacker und Mauserkonig (O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos), de Hoffmann. Encantado, Tchaikovsky compôs a música para o ballet que, em sua estreia no Teatro Mariinsky, na São Petersburgo de 1892, foi um tremendo fracasso.

Apresentada pela primeira vez pela Cisne Negro Cia. de Dança em 1983, sob a direção de Hulda Bittencourt, o espetáculo recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como Melhor Espetáculo de Dança.

Curiosidades

- Guilherme Lobo, que ganhou o APCA 2014 como Melhor Ator pelo filme Hoje Quero Voltar Sozinho, dançará O Quebra-Nozes.

- O bailarino brasileiro Gabriel Figueiredo, de 14 anos, considerado o futuro Nureyev por Hulda Bittencourt, dançará toda a temporada nos papéis de Fritz e o boneco quebra-nozes.

- Marcos Frota e a equipe de seu circo cuidam dos efeitos especiais dos artistas performáticos do elenco da Cisne Negro Cia. de Dança.

- Pela primeira vez, a bailarina e coreógrafa Ana Botafogo trabalha em parceria com a Cisne Negro no papel de ensaiadora. 

O Quebra-Nozes 2014, pela Cisne Negro Cia. de Dança        

De 11 a 21 de dezembro, exceto nos dias 15 e 16. 
De segunda a quinta-feira, às 21h; Sexta-feira, às 21h30; Sábado, às 17h e às 20h; Domingo, às 15h e às 18h.
120 minutos de duração, com um intervalo de 15.
Teatro Alfa – Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, Santo Amaro – São Paulo.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas