Cao Hamburger: “O ‘Castelo’ está no DNA da série ‘Que Monstro Te Mordeu?’”

Com a cara do século 21 e perfil atemporal, novo programa preenche uma lacuna no universo infantil, passados 20 anos da estreia de Nino e sua turma


Rita Albuquerque, do cmais+ | imagens Thiago Carvalho | arte Homero Esteves | edição de vídeo Clarice França | foto Divulgação Infantil

06/11/14 13:51 - Atualizado em 10/11/14 11:20

Que Monstro Te Mordeu? (Foto: Divulgação)
Da esquerda para direita: Luisa, Lali, Gorgo e Dedé (Imagem: Divulgação)

Cada vez que uma criança desenha um monstro, ele ganha vida e vai parar no Monstruoso Mundo dos Monstros, provocando caos por onde passa. Neste lugar, cabe a Lali e aos seus amigos resolverem a confusão instaurada e aprender algo com a missão. Essa é a premissa da série Que Monstro Te Mordeu?, produzida pela Caos Produções e Primo Filmes, pela TV Cultura e pelo SESI-SP, que investiu R$ 14 milhões no projeto que vai ao ar pela primeira vez no dia 10 de novembro.  

Assista às 11h30 e às 19h30, na TV Cultura

Segundo Cao Hamburger, que assina a criação do programa ao lado de Teodoro Poppovic, a ideia do roteiro sempre existiu, pois esse é um universo misterioso e aparentemente selvagem. “Os monstros representam os nossos sentimentos e para fazê-los foi preciso entender como uma criança lida com a raiva e o medo”, e completa, “isso é inédito na história da dramaturgia, é a primeira vez que os conflitos têm nome”.

Para a intérprete da protagonista Lali, Daphne Bozaski, as pessoas costumam disfarçar o que sentem, mas essas sensações foram necessariamente experimentadas durante as gravações de Que Monstro Te Mordeu?. “Precisei pensar sobre esses monstros que nos habitam e passar verdade ao contracenar com aqueles bonecos. No fim, a roupa já fazia parte de mim e eu era parte daquele universo”, conta a atriz que faz sua estreia na televisão.   

Os desafios da produção independente com porte raramente visto no Brasil não ficam restritos às passagens citadas por Bozaski. Para a primeira temporada foram gravados 50 episódios para a televisão, cada um com 30 minutos, em um cenário de 600 m² e 360º. Parte dos monstros feita em 3D foi desenhada por 18 crianças e mais de 180 profissionais estiveram envolvidos nos episódios desenvolvidos em 110 diárias de gravação. Para o diretor Philippe Barcinski, a variedade dos bonecos foi um dos passos mais difíceis. “Tínhamos personagens em 3D, corpo inteiro, meio corpo, com controle remoto. Eu nunca havia experimentado trabalhar com tantos tipos”, afirma.

Com linguagem e fotografia cinematográficas, o programa possui uma dramaturgia bem construída, com emoção, ritmo e humor, “e oferece oportunidades educacionais fora dos muros da escola”, como disse o superintendente do SESI-SP, Walter Vicioni Gonçalves, durante a apresentação de dois episódios à imprensa.

Na visão de Teresa Rego, responsável pela supervisão do conteúdo pedagógico de Que Monstro Te Mordeu?, a série sai do lugar comum e não subestima os pequenos telespectadores. “Ele é sofisticado da concepção à realização. Antes de ser comercial, é educativo, não se apoia em maniqueísmos”, e conclui, “isso porque o elenco vê o mundo com olhos de crianças”.

As referências ao Castelo Rá-Tim-Bum, também criado por Cao há 20 anos, estão inevitavelmente presentes no produto que marca seu retorno ao universo infantil. “O Castelo está no DNA do Que Monstro Te Mordeu?. A equipe toda assistia ao programa, o qual me deu muita experiência. Uma das diferenças, entretanto, está no uso dos bonecos, que antes eram secundários. Agora, também temos um cenário para o bonequeiro trabalhar melhor”, explica. “O foco de Nino e sua turma eram as relações com o exterior e a nova série fala do ser humano, do que está dentro das pessoas”, completa Poppovic.       

Números monstruosos

- R$ 14 milhões foi o valor investido pelo SESI-SP no projeto.

- A produção demorou cerca de dois anos e meio para ser finalizada.

- Foram 110 diárias de gravação. 

- Mais de 180 profissionais estiveram envolvidos na produção.

- As gravações foram feitas em dois estúdios, simultaneamente.

- O cenário possui 360º, 600 m² construídos e foi idealizado por Vlady Lopes.

- Seis quadros foram elaborados. São eles: As Montanhas, Notícias, Umus, Órgãos, Esteira e Lemos.

- 18 crianças desenharam os monstros que viraram personagens em 3D.

- 50 personagens foram feitos digitalmente.

- 8 bonecos foram desenvolvidos por Paul Andrejaco.

- 150 profissionais passaram pela seleção de manipuladores de bonecos.

- Foram gravados 50 episódios de 30 minutos para a TV e 50 pílulas para a internet.

Que Monstro Te Mordeu?

Estreia segunda-feira, dia 10 de novembro.
De segunda a sexta, às 11h30 e às 19h30, na TV Cultura; às 13h30 e às 20h30, na TV Rá Tim Bum!.
Recomendada para crianças de 4 a 10 anos de idade. 

Inscreva-se no canal da série no Youtube e assista às 50 pílulas de três minutos feitas exclusivamente para internet. Making of, clipes, erros de gravação e muito mais às terças e quintas.  

Navegue pela página do programa no facebook.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas