Belle e Sebástian em cartaz no Reserva Cultural

O filme é uma lição de humanidade e será exibido exclusivamente em São Paulo


Ana Carolina Surita, do cmais+ Cinema

12/02/15 16:48 - Atualizado em 12/02/15 17:17

belle e sebastian_mostra geração_0
Um filme infanto-juvenil, mas que conquista adultos. Este é Belle e Sébastien, dirigido por Nicolas Vanier e que está em cartaz exclusivamente no Reserva Cultural, em São Paulo. A história se passa em plena Segunda Guerra Mundial (1943). O menino Sébastien (Félix Bossuet) e seu avô (Tchéky Karyo) estão a procura de uma fera que atormenta as ovelhas do vilarejo de Saint Martin, próximo a Suíça. A fera nada mais é que um cão muito maltratado por seu antigo dono e que acaba fugindo para se proteger.  O valente menino a descobre nos alpes franceses  e a protege de todos os perigos que a cercam.

O tom humano do filme se dá pelo caráter do garoto, que mesmo não querendo ir à escola e não entendendo muito de geografia, se mostra um defensor da natureza que o cerca. A cumplicidade entre a cachorra Belle e o menino Sébastien é impressionante. E, a atuação, tanto da cachorra quanto do garoto, é impecável. O olhar do cão é verdadeiro e muito cativante e os espectadores irão sentir certa tristeza com algumas injustiças cometidas contra Belle ao longo da trama.

A produção ganhou o prêmio do Júri no Festival Internacional de Seattle e saiu vencedor também no júri infantil no Festival de Talinn. A obra é uma adaptação do romance Belle et Sébastien, da autora e atriz franco- americana Cécile Aubry. O filme é a terceira adaptação para as telonas. O menino Sébastien e sua cachorrinha já encantaram em outros formatos – já foram série de TV nos anos 60 e anime japonês nos anos 80.

No mundo musical, a dupla inspirou o nome de uma banda de rock indie inglês: Belle & Sebastian surgiu em homenagem aos personagens de Cécile Aubry.  E, em se tratando de música, o filme também engata uma trilha de bom gosto. A música tema do filme é ouvida pela primeira vez pelo ator Félix Bossuet, que interpreta Sebátien.  

O filme é uma lição de humanidade, tanto que o site oficial da produção disponibilizou materiais pedagógicos para auxiliar os educadores em suas aulas. Fica a dica para professores brasileiros que entendam o idioma francês acessar o conteúdo do site.

Assista ao trailer e ouça a trilha sonora do filme:

FICHA TÉCNICA 
 
Título original: Belle et Sébastien
Direção: Nicolas Vanier
Roteiro: Juliette Sales, Fabien Suarez
Produção: Felix Bossuet, Tcheky Karyo, Margaux Chatelier
Gênero: Aventura
País: França
Ano: 2013
Tempo: 98 min
Classificação: 10 anos 
 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas