Aplicativo gratuito esclarece dúvidas de português

Lançado pela Academia Brasileira de Letras (ABL) neste mês, o VOLP para tablets e smartphones possui quase 400 mil palavras em seu banco de dados


Rita Albuquerque, do cmais+ | foto Sergipe Notícias Arte & Cultura

25/09/14 16:32 - Atualizado em 25/09/14 16:39

Aplicativo da ABLA Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou neste mês um aplicativo gratuito de consulta ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). A grafia e a classificação gramatical de cerca de 380 mil verbetes podem ser checadas em tablets e smartphones com os sistemas operacionais iOS e Android.

O utilitário incorporou a 5ª edição do VOLP (2009) e as alterações feitas em suplemento - o que inclui o novo acordo ortográfico vigente a partir de 2016. Apesar do conteúdo idêntico, a ferramenta possui funcionalidades exclusivas, como fala o coordenador executivo da SEDIVI (Setor de Divulgação e Informação Via Internet) da ABL, Raphael Pinheiro. “Depois de feito o download, o usuário pode usar o aplicativo sem estar online, porque as palavras ficam armazenadas em um banco de dados interno”.

Diferente do que acontece na pesquisa do site, os vocábulos digitados no campo de busca do aplicativo ganharam o recurso de autocompletar-se. A ferramenta dispõe também de um ajuste tipográfico que facilita e torna confortável a leitura.

O coordenador da SEDIVI conta que a ideia de levar o utilitário para tablets e smartphones surgiu da enorme procura pela funcionalidade no site da Academia. “51% dos acessos que recebemos são para consulta ao VOLP online. Enxergamos o potencial da ferramenta e esperávamos que o público migrasse para o aplicativo, no entanto isso não aconteceu. Passados 20 dias, cerca de 100 mil dispositivos já instalaram a versão recém-lançada, que recebeu um público novo”, explica.  

O presidente da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, comenta que “a popularização dos novos veículos de comunicação é inevitável e a novidade presta serviço a um número cada vez maior de usuários, especialmente os estudantes”. Segundo a docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Fernanda Mazza, a novidade é de extremada importância e já está sendo indicada aos alunos de jornalismo.

Do último dia 5 até hoje, o aplicativo foi avaliado em três estrelas na Apple Store e com nota 4,5 no Google Play. Na visão de Pinheiro, a aceitação tem sido boa por parte do público e o desenvolvimento foi aprovado com cinco estrelas pela Revista Info e com 9,8 pelo site TechTudo.

Apesar do retorno positivo até o momento, parte dos usuários afirma que a funcionalidade seria ainda mais útil se incorporasse a definição dos vocábulos, como acontece nos dicionários. É o caso do publicitário Cassio Aiello, que relatou sua experiência ao cmais+: “achei positiva pela portabilidade e consulta fácil, mas o aplicativo poderia trazer os significados das palavras”.  

Pinheiro acredita que algumas pessoas não compreenderam a finalidade do utilitário, porém não descarta a possibilidade de atendê-las no futuro. “Estamos acompanhando os resultados, mas a ABL está sempre de portas abertas para estudar as necessidades dos usuários”, diz.

Conheça as telas:

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas