5 canais de culinária que bombam no Youtube

Além de fazerem a renda de chefs online, atrações do gênero estão na grade das TVs paga e aberta, têm seu próprio canal e mobilizam o mercado editorial


Rita Albuquerque, do cmais+ Arte & Cultura

25/05/15 17:33 - Atualizado em 25/05/15 18:11

Danielle Noce (Foto: Reprodução)
A chef Danielle Noce, do canal que leva seu nome (Foto: Reprodução)

Elas ocupam um espaço considerável na grade da TV paga, têm seu próprio canal, mobilizam a TV aberta, estão a todo vapor no mercado editorial e já fazem a renda de chefs do Youtube. Só na TV, segundo dados do Ibope, o número de atrações culinárias saltou de 46 para 57 entre 2012 e 2014. Para os investidores de plantão, a receita é certeira: produção acessível, anúncios aos montes e demanda crescente. 

A reestreia do Masterchef na última terça-feira (19), por exemplo, rendeu à Band 5,1 pontos de audiência, aumento de mais de 40% em relação ao primeiro episódio da edição anterior, e marcou território nos Trending Topics do Twitter. Dois dias depois, The Taste Brasil, do GNT, elegeu a vencedora do reality de perfil discreto e inteligente. Apenas um dentre vários da emissora. O canal de Silvio Santos deu ao Cozinha Sob Pressão o horário nobre de sábado e a Record já corre para estrear a versão brasileira de A Batalha dos Confeiteiros, com o popstar Buddy Valastro.

Ocupando o mesmo filão, mas com formato das antigas, Youtubers ganham fama em suas próprias cozinhas, com produções simples e a presença eventual de outras figuras famosas nas telinhas da rede social. Desta forma, conquistam mais seguidores, monetizam seus vídeos, faturam com anúncios e adquirem ainda mais prática seguindo o tradicional programa de passo a passo na cozinha, eternizado por Ofélia Anunciato (1924-1998) no Brasil. Para se ter ideia, Ana Maria Brógui, o primeiro canal gastronômico do Brasil, de 2006, já soma 71.560.846 de visualizações.

No quesito variedades, o cardápio online é enorme. Internautas leigos e também os experientes podem escolher receitas simples ou complexas de doces, drinques e salgados, e até mesmo reproduções de pratos ou produtos de restaurantes e marcas populares. Na lista abaixo, você encontra cinco canais incríveis para se deliciar. Bom apetite!

Danielle Noce

Saiu do forno: julho/2011.

Inscritos: 425.246.

Visualizações: 25.841.446.

Do que se trata: Entre os vídeos, você encontra receitas simples e complexas de doces, como Mini Pudim Light de Leite Moça (veja abaixo), Torta Gelada de Palha Italiana e Creme Brûlée de Nutella, drinques e, algumas vezes, salgados. Danielle é chef confeiteira formada pela École Lenôtre e se dedica quase que diariamente ao canal do Youtube que leva seu nome. Em 2011, colocou no ar o site I Could Kill For Dessert e mergulhou de vez nos prazeres da confeitaria. Hoje, o projeto tem espaço na grade da emissora Food Network. É também apresentadora convidada do programa Dia Dia, na Band, e autora do livro Por Uma Vida Mais Doce (2014), terceiro lugar entre os mais vendidos em não-ficção no último dezembro. Aos sábados, ela trabalha no vlog Saindo do Forno e dá pitacos sobre confeitaria, moda, beleza, turismo etc.

Ana Maria Brógui

Saiu do forno: setembro/2006.

Inscritos: 1.126.687.

Visualizações: 71.560.846.

Do que se trata: Caio Novaes é quem conduz o primeiro programa de culinária do Youtube Brasil. O diferencial de seu canal são as receitas secretas de restaurantes e marcas famosas, como Yakult (veja abaixo), a cebola do Outback, o tradicional Quarteirão do McDonald’s, o beirute do Habib’s, o Bob’s Crispy, e as famosas massas da Pizza Hut. A intenção, segundo ele, é “mostrar que cozinhar não é tão complicado quanto parece”.

Cozinha para 2

Saiu do forno: outubro/2012.

Inscritos: 203.176.

Visualizações: 9.309.583.

O mote do canal de Carol Thomé e Duca Mendes é “cozinha para quem não sabe cozinhar. Sem fogão e sem complicação, você é capaz de aprender receitas deliciosas e com poucos ingredientes”. No Youtube, quem busca por ideias encontra o passo a passo de brigadeiro de churros (veja abaixo), milkshake de Oreo, Nutella caseira e até bolovo fit. Diferente do usual, os vídeos do casal não possuem narração. 

Rolê Gourmet

Saiu do forno: junho/2012.

Inscritos: 817.861.

Visualizações: 65.709.585.

Do que se trata:Um bom papo com brothers na cozinha, comida gostosa, convidados divertidos e o carisma de PC Siqueira e Otávio Albuquerque são as marcas do Rolê Gourmet. As receitas são fáceis e adequadas aos principiantes e experientes no fogão. Segundo eles, “aqui você aprende a largar da preguiça e partir pra ação. Se vai dar certo, ou errado, tanto faz. O que importa é cozinhar com fome, com um amigo e, se der, com uns bons drinques pra acompanhar”. Entre os sucessos estão a Lasanha de Pão do Clube da Luta, o Drink Peitão Gostoso, o Bauru do Ponto Chic (veja abaixo) e o Sex On The Castelo Rá-Tim-Bum.

BBQ em Casa

Saiu do forno: fevereiro/2012.

Inscritos: 195.344.

Visualizações: 11.240.286.

Do que se trata: André Dias é um especialista em churrasco e em acompanhamentos cheios de sabor. Em seu canal, ele divulga receitas de hambúrgueres (veja abaixo), molhos para carnes, como barbecue, cebola caramelizada, salmão assado na grelha, pão de alho caseiro e até a tradicional caipirinha de limão. Dicas de como limpar uma churrasqueira e acendê-la também fazem parte da cartilha do chef.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar